Real Madrid vence Atlético de Madrid nos pênaltis e conquista a Supercopa da Espanha
O Real Madrid consagrou-se campeão da Supercopa da Espanha após vencer o Atlético de Madrid nas penalidades. Courtois foi decisivo nas cobranças
Real Madrid
Real Madrid0(4)-(1)0
Atlético de Madrid Supercopa da Espanha - Final
O Real Madrid foi campeão da Supercopa da Espanha neste domingo (12) após vencer o Atlético de Madrid nos pênaltis por 4 a 1 em decisão disputada no King Abdullah Sports City, na Arábia Saudita.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A partida foi marcada pelo equilíbrio entre os dois times desde o início. Não houveram muitas chances de gol e houve pouca movimentação, principalmente no segundo tempo.
Mesmo com algumas chances isoladas de perigo sendo construídas no tempo regulamentar, o confronto acabou indo para a prorrogação.
No tempo extra, o jogo esquentou. Muitas chances de gol foram criadas por Real e Atlético, fazendo com que os goleiros Oblak e Courtois aparecessem com grandes defesas.
Na reta final da prorrogação, o Atlético poderia abrir o placar com Morata disparando sozinho desde o meio-campo. O volante do Real, Valverde, fez uma dura falta por trás e foi expulso, criando confusão em campo.
O jogo acabou empatado sem gols mesmo com maior vontade dos times na prorrogação. Na disputa por pênaltis, Courtois foi decisivo e Sergio Ramos cobrou o penal decisivo para dar o título ao Real Madrid.
Com a conquista do troféu deste ano, o Real Madrid chegou ao 11º título da competição.
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi movimentado e equilibrado, apesar de maior posse do Real Madrid (69%). O Atlético posicionou-se bem no meio-campo para recuperações de bola e conseguiu neutralizar o Real.
Na primeira chance de gol, Casemiro finalizou na entrada da área pela direita e exigiu boa defesa de Oblak. Depois, foi a vez de Modric chutar de fora e contar com desvio para causar um susto no goleiro.
A primeira oportunidade de gol do Atlético surgiu aos 14′ em grave falha defensiva do Real.
Sergio Ramos estava na área e passou para trás sem olhar. A bola sobrou com João Félix na entrada da área, que ajeitou e bateu, saindo pelo lado direito.
Em seguida, lance polêmico. Na dividia de Morata e o goleiro Courtois, os jogadores do Atlético reclamaram de pênalti. O lance não foi revisado, pois o atacante dobrou a perna forçando o contato.
Morata teve boa chance de marcar o gol aos 19′. O atacante recebeu a intermediária e teve oportunidade para ajeitar e bater para o gol. A bola saiu por pouco ao lado da trave.
O Real tentou voltar a ter mais volume de jogo a partir dos 25′. Carvajal tentou um cruzamento em profundidade para a área mas Trippier chegou primeiro para cortar.
Aos 35′, foi a vez de Carvajal perder uma boa chance após antecipação de Renan Lodi, que conseguiu desarmar o lateral direito antes do chute.
Uma boa jogada do Real ocorreu aos 39′. Mendy arrancou após receber bola longa, driblou Tripper e invadiu a área, parando na defesa de Oblak na finalização
Em seguida, foi a vez do Atlético chegar. João Félix tentou chutar e foi travado, mas Saúl aproveitou a sobra e tentou um voleio sem muita força. Mesmo com desvio, Courtois defendeu com segurança.
Na cobrança de escanteio, O Real Madrid teve mais uma chance no jogo aéreo, aos 42′. Toni Kross cruzou para Casemiro finalizar subindo mais que os marcadores. A bola acabou saindo por cima.
Segundo tempo
O 2º tempo acabou sendo menos movimentado por ambas equipes, tanto em chances de gol, quanto em construções de jogadas.
A primeira boa jogada do 2º tempo foi do Real, aos 3′. Jovic arrancou em contra-ataque pela esquerda e disputou espaço contra quatro marcadores, sendo desarmado após chegar na área.
Jovic teve outra oportunidade dois minutos depois. Encarou e passou pela marcação de Felipe e Trippier, deslocando o goleiro e finalizando em bola que passou ao lado da trave esquerda.
Pouco antes dos 15 minutos, as primeiras alterações nas duas equipes. O volante Herrera deixou o campo para entrada do meia Vitolo. No Real Madrid, o atacante Rodrygo entrou no lugar do meia Isco.
O Real perdeu uma grande chance aos 22′. Jovic recebeu na direita e cruzou com desvio para Valverde que tentou cabecear, mas a bola bateu no joelho e saiu por cima, sem direção.
Logo em seguida, foi a vez de Renan Lodi isolar após receber bom passe de Vitolo. O brasileiro parecia estar impedido.
Aos 27′, o Atlético tentou novamente chegar ao gol, mas Correa não alcançou a bola esticada por Trippier, parando em defesa tranquila de Courtois.
A melhor chance do segundo tempo foi do Atlético. Trippier passou pelas costas de Sergio Ramos e Morata recebeu batendo na pequena área. Courtois fez grande defesa para evitar o gol, aos 34.’
Rodrygo chutou rasteiro na área após receber de Carvajal aos 45′, mas não conseguiu vencer o goleiro Oblak.
O final do jogo foi marcado pela tentativa de Partey em cobrança de falta, que bateu direto ao invés de cruzar e fez Courtois espalmar para salvar o Real. A decisão foi para a prorrogação.
Prorrogação
A primeira chance da prorrogação foi do Real, com mais uma arrancada de Mendy que arriscou de canhota na entrada da área. Oblak acompanhou a bola que passou perto do gol.
Na sequência, o Atlético respondeu rapidamente com Vitolo. João Félix e Morata tabelaram antes da bola chegar ao meia, que invadiu a área e bateu sendo prensado por Sergio Ramos.
Antes do término do primeiro tempo da prorrogação, Savic e Arias entraram nos lugares de Giménez e João Félix no Atlético. Enquanto isso, Vinícius Júnior entrou no Real, substituindo Toni Kross.
O 2º tempo da prorrogação começou com lance perigoso para o Atlético. Morata acertou um voleio e Courtois teve que se esticar para conseguir defender.
No melhor lance do jogo, Oblak salvou o Atlético em duas oportunidades seguidas, nos chutes direto de Modric e na ajeitada de Mariano, aos 4′ do 2º tempo da prorrogação.
O Atlético obteve a chance de abrir o placar. Morata saiu em contra-ataque sozinho e arrancou desde o meio-campo. O jogador ficaria na cara do gol, mas acabou sendo derrubado por Valverde na entrada da área. O volante do Real Madrid foi diretamente expulso do campo.
Uma confusão no campo foi formada. Savic, Carvajal e Correa também foram penalizados com cartão amarelo. Na cobrança da falta, Mendy desviou a bola de Correa na área e quase marcou gol contra.
Depois, houve ainda a cobrança do escanteio. Correa novamente teve a oportunidade de finalizar na direita da área limpando a marcação, batendo cruzado e parando na defesa de Courtois que espalmou.
Apesar das grandes chances, a decisão acabou sem gols e foi decidida nos penais.
Pênaltis (RMA/ATM)
- Carvajal (O) // Saúl (X)
- Rodrygo (O) // Thomas Partey (X)
- Modric (O) // Trippier (O)
- Sergio Ramos (O)
REAL MADRID 4-1 ATLÉTICO DE MADRID
Saúl deslocou o goleiro, mas acertou a trave direita e desperdiçou a cobrança. Em seguida, foi a vez de Courtois defender a cobrança de Thomas Partey. No final, Sergio Ramos foi o responsável por converter a cobrança decisiva e confirmar o titulo para o Real Madrid.
FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 0(4)-(1)0 ATLÉTICO DE MADRID
Estádio: King Abdullah Sports City (Jeddah, Arábia Saudita)
Data/hora: 12/01/2020, 15:00
Árbitro: Jose Maria Sanchez Martinez
Cartão Amarelo: 1T 27′ Felipe (ATM); 2T 28′ Thomas Partez (ATM); 2T 45′ Modric (RMA); 2P 4‘ Valente (ATM); 2P 9′ Savic (ATM); 2P 9′ Carvajal (ATM); 2P 9‘ Ángel Correa (ATM)
Cartão Vermelho: 1T 9′ Valverde (RMA)
Substituições RMA: Rodrygo (Isco); Mariano Díaz (Luka Jovic); Vinícius Júnior (Tony Kross)
Substituições ATM: Vitolo (Herrera); Marcos Llorente (Renan Lodi); Stefan Savic (José Giménez); Santiago Arias (João Félix)
REAL MADRID (4-2-3-1): Thibaut Courtois; Daniel Carvajal, Raphael Varane, (c)Sergio Ramos, Ferland Mendy; Federico Valverde, Casemiro, Toni Kross; Luka Modric, Isco; Luka Jovic (Técnico: Zinédine Zidane).
ATLÉTICO DE MADRID (4-4-2): (c)Jan Oblak; Kieran Tripier, Felipe, José Giménez; Renan Lodi; Ángel Correa, Héctor Herrera, Thomas Partey, Saúl Niguez; Álvaro Morata, João Félix. (Técnico: Diego Simeone).
LEIA MAIS
Sem Neymar, torcedores do PSG escolhem time ideal da década
Confira a provável escalação do Monaco para encarar o PSG pela Ligue 1
Torneio olímpico de futebol feminino pode ficar maior, diz site

