Home Esportes Olímpicos Tenista que não foi ao Rio por “medo” diz que estará nos Jogos de Tóquio

Tenista que não foi ao Rio por “medo” diz que estará nos Jogos de Tóquio

Romena Simona Halep surpreendeu ao anunciar que não participará da edição deste ano da Fed Cup. De acordo com ela, o objetivo é se concentrar para as Olimpíadas

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

A ginasta romena Simona Halep deu uma declaração que surpreendeu a imprensa do país nesta segunda-feira (6). De acordo com a atleta, ela não vai participar da edição deste ano da Fed Cup. Isso porque a romena pretende focar 100% da sua atenção nesta temporada para os Jogos Olímpicos de Tóquio. As Olimpíadas vão acontecer entre os meses de julho e agosto deste ano.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

A atleta anunciou a sua decisão em entrevista para a emissora Telekom Sport. Ainda de acordo com ela, apesar do desejo de disputar os Jogos Olímpicos, a decisão final foi muito difícil de ser tomada. A atleta causou polêmica há 4 anos quando desistiu de participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O motivo alegado na época era o “medo do vírus do Zika”.

“Depois de muitas discussões com a equipe, escolhi as Olimpíadas”, disse Halep. “Decidi jogar as Olimpíadas e, para isso, eu terei que ser capaz de estar 100% em nossas mentes para a preparação. Escolhi portanto jogar apenas as Olimpíadas deste ano e o farei com muito orgulho e honra. Foi uma decisão muito difícil que tive que tomar, mas foi a melhor coisa para todos nós que decidimos com a equipe”, completou.

PUBLICIDADE

“Não é uma desistência”

A atleta se antecipou às possíveis críticas de deixar a Fed Cup este ano. De acordo com ela, a decisão não significa que ela não dê valor para a competição. “Não é uma retirada da Fed Cup, é apenas o ano das Olimpíadas”, disse ela. Halep esteve nas Semifinais com a equipe romena na Fed Cup no ano passado. Atualmente, a atleta ocupa a quarta posição  no mundo.

O medo do vírus

Halep esteve entre os diversos atletas do tênis e do golfe que desistiram de ir aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O motivo foi o mesmo: o medo do vírus da Zika. Este vírus é transmitido por mosquitos. Ele estava ligado aos casos de microcefalia e defeitos congênitos. Bebês com microcefalia nasciam com cérebros pouco desenvolvidos.

Na época Halep falou abertamente sobre o assunto. “A família é muito importante para mim e não posso arriscar não poder ter uma depois de minha carreira no tênis”, disse ela. Mas os temores de Halep não se confirmaram. Isso porque a própria Organização Mundial de Saúde afirmou que nenhum caso de doença relacionada ao vírus foi relatada. Ou seja, estima-se que ninguém tenha sido infectado durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Seja como for, a carreira olímpica de Halep não é muito proveitosa. Sua única participação olímpica aconteceu nos Jogos Olímpicos de 2012. Na capital britânica, mesmo sem vírus, ela não passou da primeira rodada da competição.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Tênis: veja tudo o que vai acontecer durante a semana (6 a 12/5)