A ginasta romena Simona Halep deu uma declaração que surpreendeu a imprensa do país nesta segunda-feira (6). De acordo com a atleta, ela não vai participar da edição deste ano da Fed Cup. Isso porque a romena pretende focar 100% da sua atenção nesta temporada para os Jogos Olímpicos de Tóquio. As Olimpíadas vão acontecer entre os meses de julho e agosto deste ano.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A atleta anunciou a sua decisão em entrevista para a emissora Telekom Sport. Ainda de acordo com ela, apesar do desejo de disputar os Jogos Olímpicos, a decisão final foi muito difícil de ser tomada. A atleta causou polêmica há 4 anos quando desistiu de participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O motivo alegado na época era o “medo do vírus do Zika”.
“Depois de muitas discussões com a equipe, escolhi as Olimpíadas”, disse Halep. “Decidi jogar as Olimpíadas e, para isso, eu terei que ser capaz de estar 100% em nossas mentes para a preparação. Escolhi portanto jogar apenas as Olimpíadas deste ano e o farei com muito orgulho e honra. Foi uma decisão muito difícil que tive que tomar, mas foi a melhor coisa para todos nós que decidimos com a equipe”, completou.
“Não é uma desistência”
A atleta se antecipou às possíveis críticas de deixar a Fed Cup este ano. De acordo com ela, a decisão não significa que ela não dê valor para a competição. “Não é uma retirada da Fed Cup, é apenas o ano das Olimpíadas”, disse ela. Halep esteve nas Semifinais com a equipe romena na Fed Cup no ano passado. Atualmente, a atleta ocupa a quarta posição no mundo.
O medo do vírus
Halep esteve entre os diversos atletas do tênis e do golfe que desistiram de ir aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O motivo foi o mesmo: o medo do vírus da Zika. Este vírus é transmitido por mosquitos. Ele estava ligado aos casos de microcefalia e defeitos congênitos. Bebês com microcefalia nasciam com cérebros pouco desenvolvidos.
Na época Halep falou abertamente sobre o assunto. “A família é muito importante para mim e não posso arriscar não poder ter uma depois de minha carreira no tênis”, disse ela. Mas os temores de Halep não se confirmaram. Isso porque a própria Organização Mundial de Saúde afirmou que nenhum caso de doença relacionada ao vírus foi relatada. Ou seja, estima-se que ninguém tenha sido infectado durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Seja como for, a carreira olímpica de Halep não é muito proveitosa. Sua única participação olímpica aconteceu nos Jogos Olímpicos de 2012. Na capital britânica, mesmo sem vírus, ela não passou da primeira rodada da competição.
LEIA MAIS
Tênis: veja tudo o que vai acontecer durante a semana (6 a 12/5)