Home Esportes Olímpicos Time Brasil conclui sua participação nos Jogos de Inverno da Juventude

Time Brasil conclui sua participação nos Jogos de Inverno da Juventude

Veja como foram as atuações dos jovens brasileiros

Eduardo Statuti
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei. No Torcedores desde 2019.

O Time Brasil encerrou sua participação na competição na última terça-feira, 21, com as provas realizadas por Taynara da Silva, Rhaick Bomfim e Manex Silva. Sendo assim, todos os 12 jovens atletas brasileiros completaram suas provas. Noah Bethônico foi o maior destaque da equipe brasileira com sua boa prova no snowboard cross. Todos os atletas que representaram o Brasil tinham menos de 18 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Curling

Apesar de não terem vencido nenhuma das três partidas que disputaram, o Time Brasil de curling arrancou aplausos em suas provas. A melhor parida da equipe foi disputada contra a Dinamarca. O time formado por Vitor Melo, Michael Velve, Gabi Rogic Farias e Letícia Cid chegou a estar a frente no placar. Entretanto, acabara, sendo derrotados pelos dinamarqueses por 12 a 3.  “A vitória foi de quem errou menos. Nos ends que vencemos, conseguimos ser um pouco mais certeiros que eles. Mesmo no end em que eles marcaram 4, nós tivemos chance de fazer um ponto e, naquele momento, ficaria 4 a 3, um placar bem mais justo do que foi”, disse Márcio Cerquinho, técnico da equipe.

A exibição do curling brasileiro que arrancou aplausos dos torcedores foi contra a China. Apesar de serem derrotados, o que cativou a plateia foi a forma com que os brasileiros reagiram a seu único ponto na partida. Além disso, a classe com que os jovens brasileiros aceitaram o resultado da partida também foi digno de aplausos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Valter França/COB

Nas provas de duplas, Michael e Nora Oestgaard enfrentaram uma dupla da República Tcheca e Suécia. A dupla do brasileiro conseguiu liderar a partida até o quarto end, mas foram derrotados por 11 a 6. “O Michael é um exemplo de dedicação e disciplina. Foi muito bem em seu primeiro jogo de duplas na vida. Estou muito orgulhoso”, falou o treinador de Michael após a prova. Enquanto Letícia Cid e a neozelandesa Hunter Waalker encararam uma canadense e uma espanhola. A dupla de Letícia chegou a vencer a partida por 9 a 1, mas sofreram a virada e foram derrotadas por 10 a 9.

Biatlo

A brasileira Taynara da Silva conseguiu superar seus limites, e após uma queda, completou a prova dos 10 km do biatlo. Mesmo com dores na coxa, a roraimense encerrou a prova na 92ª colocação. “Batalho todos os dias para estar aqui, treinei para disputar os Jogos Olímpicos da Juventude. Não podia desistir da prova depois de tanta dedicação e esforço” disse Taynara depois de sua prova.

 

PUBLICIDADE

Skeleton

A única brasileira no skeleton, Larissa Cândido, concluiu sua participação na 19ª posição. Em suas duas decidas na pista Olympia Bob Run, a paulistana somou 2:33:31, e ficou 10.81 atrás da campeã, a russa Anastasiia Tsyganova.“A minha experiência aqui em Lausanne foi surreal. O ambiente, poder conviver com outros atletas – já que em outras competições é só chegar na hora da competição, descer e voltar. Aqui tivemos convivência, conhecemos novos costumes, novas culturas. Foi incrível”, disse a brasileira. “Foram as minhas duas melhores descidas aqui na pista. Gostei muito da primeira, na segunda errei um pouquinho mais. Estou satisfeita porque hoje fiz os meus melhores tempos”, completou Larissa.

PUBLICIDADE

Enquanto Lucas Oliveira, do skeleton, não conseguiu ter o domínio completo do sled e bateu na pista em suas duas descidas. Com isso, o paulista acabou em 20º  em sua primeira grande competição.“Para mim, foi um grande aprendizado. Estar numa competição como essa representando a camisa do Brasil foi a realização de um sonho. Vou treinar forte e trabalhar muito para estar nos próximos Jogos de Inverno, dessa vez entre os adultos. Foi apenas o começo. Obrigado a todos que nos acompanharam e torceram”, disse Lucas.

Esqui Cross Country

O brasileiro com melhor colocação na modalidade foi Manex Silva, que encerrou sua participação na 39ª colocação. Enquanto o paulista do Time Brasil, Rhaick Bomfim ficou com o 50º lugar. Ademais, na categoria feminina, Eduarda Ribera ficou com o 72º lugar, e Taynara da Silva ficou em 74ª.

“Senti meus esquis mais rápidos, e a pista me favoreceu um pouco mais. Estou feliz por ter conseguido subir 10 posições em comparação com a prova de sábado”, disse Manex Silva. “Disputar essas competições aqui em Lausanne foi muito importante porque pude ganhar experiência nas duas modalidades e ver que é possível ir ainda mais longe com muito treino e dedicação”, completou o acriano.

“Gostei da minha última disputa em Lausanne. Correu tudo dentro do esperado e consegui concluir a prova. Eu me senti bem, até porque essa é a prova que mais gosto”, disse Taynara.

PUBLICIDADE

Snowboard Cross

O destaque do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Lausanne foi Noah Bethônico. Em sua categoria, o catarinense ficou muito próximo de passar para a fase semifinal. Mesmo sendo o segundo mais jovem da prova, Noah conseguiu a ª colocação.“Foi um dia muito especial para mim. Tirei algumas lições que vou levar para a vida toda. Poderia ter feito algumas coisas diferentes, mas estou feliz com o resultado. Foi uma experiência ótima ter disputado os Jogos Olímpicos da Juventude. Obrigado a todos que torceram por mim”, disse Noah, logo após a prova.

Monob

O brasileiro Gustavo Ferreira, fez uma boa descida em sua estreia, mas ficou com a 13ª colocação, com 2:28.95, a 4.15 segundos dos campeões Alexander Czudaj (Alemanha) e Andrei Robert Nica (Romênia).

 

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

No snowboard cross, Noah Bethônico, encosta no top 10 em Lausanne 2020

Better Collective