Home Extracampo Títulos, ídolos e ‘pré-jogo’: 10 momentos em que o futebol “invadiu” o Aeroporto de Guarulhos

Títulos, ídolos e ‘pré-jogo’: 10 momentos em que o futebol “invadiu” o Aeroporto de Guarulhos

No aniversário de 35 anos de um dos principais locais de embarque e desembarque de aeronaves em São Paulo, Torcedores.com recorda histórias inesquecíveis

Patrick Monteiro
Repórter do Torcedores com passagens por: jornal O Fluminense (Niterói/RJ) e diário Lance. Comentarista e narrador na extinta Rádio Fluminense AM 540, onde apresentou os programas "Futebol Internacional" e "Jornada Esportiva". Ex-colunista do site Chelsea Brasil. Cobriu, in loco, a Copa do Mundo FIFA 2014, incluindo a grande final (Alemanha x Argentina), entre outros eventos, como Rio Open de tênis, Copa Brasil de Vela e Conmebol Libertadores.

Há exatos 35 anos era inaugurado o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Daquele dia 20 de janeiro de 1985 para cá, além de passageiros prontos para o embarque e o desembarque nas aeronaves, muitos torcedores utilizaram o local para dar aquele apoio ao time de coração, festejar a conquista de um título ou a chegada de quem foi (ou esperava ser) ídolo do clube. Para celebrar a data, o Torcedores.com preparou uma lista de 10 momentos marcantes envolvendo Cumbica e o futebol. A ordem é meramente aleatória.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

10) Borja

Centenas de pessoas vestidas de verde compareceram para abraçar a principal contratação do Palmeiras em fevereiro de 2017. Herói do título da Libertadores do Atlético Nacional no ano anterior, o colombiano Miguel Ángel Borja chegava com status de craque. Afinal, ele havia marcado todos os quatro gols de sua equipe nos dois confrontos de semifinais contra o São Paulo. A empolgação, entretanto, virou oscilação e o atacante acabou sendo emprestado recentemente ao Junior Barranquilla.

PUBLICIDADE

9) Carille

Quem também desembarcou recheando os corações dos torcedores de esperança foi Fábio Carille. Em dezembro de 2018 ele retornava ao Corinthians, após seis meses no saudita Al-Wehda. Mais de 100 fiéis recepcionaram o treinador que havia conquistado o improvável título brasileiro de 2017 para o clube do Parque São Jorge. O futuro, contudo, não foi tão positivo quanto o passado, e ele deixou o Timão demitido ao perder de 4 a 1 para o Flamengo no Maracanã, em março de 2019. Na bagagem de volta, levou o Paulistão daquela temporada.

8) Sampaoli

Também num fim de ano, os santistas receberam de braços abertos o argentino Jorge Sampaoli. Entre goleadas sofridas – como os 5 a 1 para o Ituano e os 4 a 0 diante do Botafogo de Ribeirão Preto – e as aplicadas (caso do 4 a 0 sobre o campeão Flamengo), o técnico deixou a Vila Belmiro sem taças, mas com prestígio e o improvável vice do Brasileirão.

PUBLICIDADE

https://twitter.com/SantosFC/status/1074406749678002176

7) Lugano

“Não mereço”. Foi esta a frase utilizada por Diego Lugano na volta ao São Paulo. Mas, os tricolores parecem que não concordaram muito com a avaliação do zagueiro. Cerca de mil fanáticos estiveram presentes para carregar o uruguaio. Os jornalistas ficaram praticamente sem “aspas” do jogador com tanta gente o cercando. No final da nova passagem pelo Morumbi, faltaram façanhas, como o Mundial de 2005, porém sobrou emoção.

6) Palmeiras-2018

PUBLICIDADE

Em 2018, uma das metas do Palmeiras era a conquista da Libertadores, faturada pelo clube em 1999. A outra era conseguir papar novamente o Campeonato Brasileiro, depois do feito de dois anos antes. Sob o comando do velho ídolo Luiz Felipe Scolari, o Verdão garantiu a faixa ao bater o Vasco, em São Januário, com gol de Deyverson. Na volta para casa, houve muita festa com gritos de “é campeão”.

5) Santos-2011

“Agora quem dá bola é o Santos. O Santos é o novo campeão!”. Assim cantavam os torcedores do Peixe no embalo da conquista da Libertadores sobre o Peñarol. Antes de viajar para tentar ser o melhor do mundo no Japão, o time de Neymar e Ganso teve um caloroso apoio de cerca de 1.200 pessoas. No entanto, quem levou a melhor foi o Barcelona, de Messi: 4 a 0. Nada que abalasse o brilho do feito continental.

4) São Paulo-2005

PUBLICIDADE

“MorumTri”. O novo apelido do estádio são-paulino, “decretado” por Amoroso tem explicação. Em 2005, o Tricolor bateu o Liverpool, em território asiático, e anotou seu nome entre os vencedores mundiais pela terceira vez na história. O desembarque foi acompanhado por mais de 5 mil “crentes” pelo “time da fé”.

3) Corinthians-2012

Se torcida ganha jogo, ninguém pode afirmar. No entanto, em 2012, a fiel corintiana ganhou o Mundial. A festa no embarque para o Japão foi o combustível necessário antes do confronto contra o Chelsea. Nada menos que 30 mil integrantes do “bando de loucos” empurraram a equipe até Yokohama para que Cássio, Guerrero e os demais jogadores derrotassem os então donos da Europa.

2) Seleção Brasileira-2019

PUBLICIDADE

Não só de troféus vive a paixão pelo futebol e o reconhecimento de quem o acompanha. Poucos esperavam uma trajetória digna da Seleção Brasileira feminina na Copa do Mundo da França, em 2019. Uma série amplamente negativa em partidas anteriores ao torneio construíram a descrença. Todavia, lideradas por Marta e Cristiana, as meninas do Brasil sobreviveram na fase de grupos, com duas vitórias e uma derrota, e só caíram para as anfitriãs (2 a 1). Aproximadamente 100 apoiadores compareceram para saudar o time de Vadão.

1) Seleção Brasileira-2002

“É tetra” pode até ter sido o grito mais impactante e famoso da história mais recente da Seleção Brasileira. Porém, a última celebração verde e amarela em nível mundial aconteceu em 2002, sob a batuta de Felipão. Ronaldo, Rivaldo, Marcos, Roberto Carlos, Ronaldinho, Cafu… Eram muitos craques do time canarinho na primeira Copa disputada na Ásia. Depois de bater a Alemanha (2 a 0), era festa espalhada por todas as cidades. Um dos pontos de encontro dos atletas do “penta” com o povo foi Guarulhos. Na verdade, era “só” um ensaio para a confraternização com milhares de brasileiros no sambódromo do Anhembi.

Leia também:

PUBLICIDADE

No avião, Felipe Melo ergue taça e jogadores do Palmeiras fazem a festa após título da Florida Cup

Marcelinho Carioca dá camisa 7 a Luan, que diz: “Nada melhor do que representar o time que sempre torci”

Jornalista detona Leco, Raí, Diniz e Daniel Alves: “Entregaram na mão de um estagiário”

Florida Cup: confira os 5 gols mais bonitos da história do torneio

PUBLICIDADE

Palmeiras vence Corinthians, passa por time da MLS nos pênaltis e conquista título em torneio de ‘lendas’ da Florida Cup

Torcida do Sporting usa trecho do hino do Corinthians para protestar em Portugal