Home Futebol Valentim fala em “sobrevida” e rasga elogios à dupla após vitória: “se empenhando ao máximo”

Valentim fala em “sobrevida” e rasga elogios à dupla após vitória: “se empenhando ao máximo”

Bruno Nazário e Pedro Raul já somam quatro gols na temporada; atuação de zagueiro também é enaltecida por treinador

Kelvin Queiroz
Colaborador do Torcedores

O Botafogo sofreu, mas venceu a equipe do Resende por 2 a 1 na noite desta quinta-feira (30) no Estádio Nilton Santos. Grandes destaques do jogo, o meia Bruno Nazário e o atacante Pedro Raul tiveram seus trabalhos reconhecidos pelo técnico Alberto Valentim.

PUBLICIDADE

“Se tem uma coisa que eu cobro tanto os jogadores, e que faz parte das coisas que acredito, são as movimentações. Esses jogadores estão sendo fundamentais para aquilo que nós queremos. Fizemos ótimas contratações. São jogadores que estão se empenhando ao máximo para o que a gente quer.”

Segundo o treinador, a parceria que já rendeu quatro gols ao ataque alvinegro é só um reflexo do que acontece fora de campo: “Com certeza esse entrosamento maior aumenta por estarem no mesmo quarto. Nós passamos 12 dias fechados no China Park. Agora, estamos com jogos quarta e domingo, mas também com concentração. Acredito que eles vão estreitando ainda mais a relação”.

PUBLICIDADE

Outro atleta bastante elogiado por Valentim foi o zagueiro Marcelo Benevenuto. O jovem atleta (porém já com muitos anos de casa) tem a difícil missão de substituir Gabriel, que teve um excelente desempenho em 2018.

PUBLICIDADE

“É grande talento do Botafogo. Importantíssimo, com dotes físicos impressionantes, mais maduro do que quando o conheci. Ele está melhorando muito a saída de bola. Ele se inspira muito vendo vídeos de outros zagueiros. Isso é amadurecimento, é querer melhorar. É outra peça importantíssima para nós neste ano”.

Dificuldades no começo da partida

Quem foi ao Engenhão viu um Botafogo inexpressivo na parte inicial do cotejo. O time encontrou muitas dificuldades para furar o bloqueio do adversário, especialmente depois do gol inaugural de Geovani e da forte chuva que castigou a cidade do Rio de Janeiro.

“O Edson Souza veio com um time muito diferente do que mostramos para os jogadores, vieram com três zagueiros. Estávamos pressionando o Resende até eles fazerem o gol. Rapidamente caiu o dilúvio. No primeiro tempo era impossível passar qualquer coisa tática por causa do gramado”.

Uma das polêmicas do jogo foi a substituição por “ordem tática” de laterais-direitos: saiu Fernando, entrou o uruguaio Barrandegui. Valentim foi muito criticado pela torcida e contestado pelos jornalistas por fazer tal mudança sobretudo pelo fato do duelo ainda estar empatado naquele momento.

PUBLICIDADE

“Quis colocar o Federico para ver se ganhássemos mais força e gás no lado direito. Ele é leve, de um bom cruzamento e chegada fácil na linha de fundo”.

Mas o gol da vitória teve o dedo do técnico. Foi de Rafael Navarro, que entrou aos 35′ do segundo tempo, o passe que deixou Nazário apto para finalizar e ocasionar o pênalti a favor do Glorioso: “Quis deixar o time mais ofensivo. Tínhamos que tomar cuidado com as subidas deles, mas com um poder ofensivo maior. Por isso optei em tirar o Thiaguinho e colocar o Navarro”.

E agora?

Na próxima quarta-feira, o Botafogo inicia sua trajetória na Copa do Brasil ao viajar até o nordeste gaúcho para enfrentar o Caxias do Sul. Mas o alvinegro possui antes um compromisso um tanto quanto complicado: seu primeiro clássico no ano, contra o Vasco no domingo (2), válido pela penúltima rodada da Taça Guanabara.

“Estamos vivos mesmo com as derrotas que tivemos nas duas primeiras rodadas”, disse Valentim. “Encurtar a distância (para os líderes do grupo) era importante. Nós vamos pensar só no Vasco, avaliar condições físicas para ver quais serão os jogadores que irão a campo e depois pensar na Copa do Brasil”.

PUBLICIDADE