Home Futebol Brasil x Argentina e a última chance de jogar as Olimpíadas para 19 brasileiros

Brasil x Argentina e a última chance de jogar as Olimpíadas para 19 brasileiros

Os confrontos entre Brasil e Argentina sempre tem um gostinho especial, certo?

Gustavo Pereira
Jornalista, Mestrando em Comunicação e apaixonado por esportes
PUBLICIDADE

Entretanto, a partida deste domingo à noite (09/02/2020) tem muita coisa em jogo para os brasileiros que disputam o Pré-Olímpico na Colômbia.

Afinal, o clássico Brasil sub-23 x Argentina sub-23 tem muita coisa em jogo para os brasileiros.

Por um lado, a Argentina já venceu as duas primeiras partidas e está classificada para as Olimpíadas de Tóquio 2020.

PUBLICIDADE

Por outro lado, o Brasil está com apenas dois pontos e precisa da vitória contra os “hermanos” para se classificar para as Olimpíadas 2020.

Caso a seleção sub-23 empate, só um empate entre Uruguai e Colômbia serve para os brasileiros irem às Olimpíadas de Tóquio neste ano.

Por isso o confronto tem muito em jogo para os jovens talentos brasileiros, já que uma eliminação precoce significa o fim do sonho para 19 dos 23 convocados de André Jardine.

Como as Olimpíadas ocorrem de quatro em quatro anos, apenas os atletas que tem até 19 anos (em 2020) estão aptos a disputarem os próximos jogos olímpicos, em caso de classificação, em 2024.

PUBLICIDADE

Última chance para grande parte do elenco sub-23

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Atual campeão das Olimpíadas, o Brasil está a um jogo de definir se terá ou não a chance de defender o título em Tóquio 2020.

Além disso, do atual elenco, apenas Antony (São Paulo), Paulinho (Bayer Leverkusen), Reinier (Real Madrid) e Yuri Alberto (Santos) ainda estarão em idade olímpica em 2024, e poderão chegar aos jogos olímpicos de Paris.

Desses, Antony e Paulinho tem atualmente 19 anos e Yuri Alberto e Reinier tem 18 anos cada.

Por outro lado, muitos dos jovens talentos brasileiros tem no Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano sub-23 suas últimas chances de jogarem uma Olimpíada pelos quesito idade.

PUBLICIDADE

Como vão estourar a idade nesse ciclo olímpico, a única possibilidade de um desses jogadores disputar uma próxima Olimpíada seria no caso deles serem um dos três convocados com mais de 23 anos.

Conheça os nomes que terão sua última oportunidade de jogar as Olimpíadas em 2020

Goleiros: Cleiton (Atlético-MG): 22 anos; Ivan (Ponte Preta): 22 anos; Phelipe (Grêmio): 21 anos.

Laterais: Dodô (Shakhtar Donestk): 21 anos; Guga (Atlético-MG): 21 anos; Caio Henrique (Grêmio): 22 anos; Iago (Augsburg): 22 anos.

Zagueiros: Nino (Fluminense): 22 anos; Robson Bambu (Athlético-PR): 22 anos; Ricardo Graça (Vasco): 22 anos; Bruno Fuchs (Internacional): 20 anos.

PUBLICIDADE

Meio-campistas: Bruno Guimarães (Lyon): 22 anos; Maycon (Shakhtar Donestk): 22 anos; Matheus Henrique (Grêmio): 22 anos; Igor Gomes (São Paulo): 20 anos.

Atacantes: Pedrinho (Corinthians): 21 anos; Bruno Tabata (Portimonense): 22 anos; Matheus Cunha (Hertha Berlim): 20 anos; Pepê (Grêmio): 22 anos.

Ou seja, para esses 19 jogadores, o jogo entre Brasil e Argentina será fundamental para que eles tenham a chance de disputarem uma Olimpíada pela Seleção Brasileira.

Além disso, essa partida é decisiva para medir a força dos jovens talentos brasileiros.

PUBLICIDADE

Afinal, caso o Brasil não se classifique, esse elenco será todo desmontado.

Isso porque olhando para a atual equipe sub-23, sobrarão no time apenas 4 jogadores de frente.

Nesse sentido, caberá aos jogadores brasileiros buscarem um espaço na Seleção Brasileira principal.