Home Futebol Ex-presidente da Federação Uruguaia é suspenso por um ano do futebol

Ex-presidente da Federação Uruguaia é suspenso por um ano do futebol

A suspensão do ex-presidente passou a valer desde a última terça (25)

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

A Comissão de Ética da Fifa declarou o ex-presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Wilmar Valdez, como culpado por ter violado o Código de Ética da entidade, e o suspendeu um ano de qualquer atividade ligada ao futebol. O ex-mandatário, que também já foi membro do Conselho da Fifa e do Comitê Executivo da Conmebol também foi multado em 10.000 francos suíços (cerca de R$ 45 mil).  

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

“A investigação sobre o Sr. Valdez concentrou-se em vários projetos  e propostas realizadas pela AUF e, em particular, em conversas  relacionadas com as propostas que ocorreram em 2016 e nas  quais o Sr. Valdez participou. Em 2018, a mídia  tornou pública as gravações dessas conversas “, explica  o comunicado da Fifa.

Relatos das gravações de áudio ligavam Valdez à possíveis irregularidades, o que resultou na abertura das investigações da Fifa.

PUBLICIDADE

A entidade afirmou que “com base no conteúdo das gravações, Valdez violou seu dever fiduciário em relação à (federação de futebol do Uruguai)”.

“Consequentemente”, conclui, o Wel Decision Body considerou que O Sr. Valdez havia violado o art. 15 (Dever de lealdade) do Código  de Ética da FIFA, edição de 2019, pelo qual ele foi sancionado com uma  desqualificação de um ano para participar de atividades relacionadas ao futebol (administrativa, esportiva ou outra), tanto em  campo Nacional como no internacional. Além disso, foi aplicada uma  multa de 10.000 francos suíços”, conclui a nota da Fifa.

LEIA MAIS: