Home DESTAQUE FAQ: tudo o que você precisa saber das fases preliminares da Libertadores 2020

FAQ: tudo o que você precisa saber das fases preliminares da Libertadores 2020

Dois brasileiros jogam nesta semana e brigam para irem à fase de grupos

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A Libertadores começa oficialmente para clubes brasileiros nesta semana. O Internacional será o primeiro a entrar em campo nesta terça-feira (4), quando vai a Santiago para defender a Universidade de Chile.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O Corinthians, por sua vez, entra na fase preliminar na quarta (5) quando visita o Guaraní-PAR, em Assunção.

A atual fase da Libertadores já foi conhecida como pré-Libertadores, mas já perdeu esse status e sequer pode ser chamada assim, já que não se trata mais de uma fase única.

PUBLICIDADE

Veja as perguntas mais frequentes sobre as fases preliminares da Libertadores e as principais respostas:

São quantas fases preliminares?
Ao todo são três, mas os brasileiros participam de apenas duas. O Corinthians, por exemplo, encara o Guaraní-PAR, que bateu o San Jose-BOL na primeira fase das preliminares. O Internacional pega a Universidad de Chile, que também entra direto na segunda fase.

Corinthians e Inter já vão para a fase de grupos?
Não. Como dito acima, se os brasileiros passarem de seus adversários, ainda terão mais uma fase com jogos de ida e volta antes de chegarem à fase de grupos. Se o Corinthians passar pelo Guaraní-PAR, pega Palestino-CHI ou Cerro Largo-URU. Se o Inter passar por La U, encara Macará-VEN ou Tolima-COL.

Terá outro sorteio após a segunda fase para definir os mandos?
Não. Tudo está definido desde o fim do ano passado e os brasileiros, por força de sorteio, decidem os dois jogos, tanto na segunda como na terceira fase, em casa.

PUBLICIDADE

Todos os clubes já sabem os grupos que frequentarão?
Sim. Cada chave leva um dos clubes classificados a um grupo. O Corinthians, por exemplo, se passar pelas duas fases seguintes, entre no grupo do Palmeiras. O Inter, por sua vez, entrará no grupo do Grêmio.

A lista de inscrição de jogadores é definitiva nas fases preliminares da Libertadores?
Também não. Os clubes podem fazer trocas se forem à fase de grupos e posteriormente se passarem para a fase oitavas de final da Libertadores.

A artilharia começa a valer já na fase preliminar da Libertadores?
Sim, e isso é uma desvantagem para os jogadores que começam direto da fase de grupos. O atacante Fidel Martínez, por exemplo, marcou dois gols nos dois primeiros jogos do Barcelona de Guayaquil-EQU e já lidera a artilharia da Libertadores.

Leia mais:
Formação europeia e R$ 90 milhões: quem é Raphinha, brasileiro que tem sido comparado a Neymar na França?

PUBLICIDADE