Home Extracampo FIFA discute mudanças em jogos de campeonatos nacionais no exterior

FIFA discute mudanças em jogos de campeonatos nacionais no exterior

Entidade mundial se reunirá em Zurique nesta quinta-feira (27) para debater possibilidade da realização de partidas de ligas internas em outros países

Manoel Rodrigues
Meu nome é Manoel Rodrigues. Gosto muito de falar e escrever sobre futebol nacional e internacional, esportes americanos, vôlei, MMA e outros. Mas acima de tudo, sou alguém que é guiado por Deus e deseja levar o reino de Deus a todas as áreas da sociedade. Esse pode ser um canal para isso.

Nesta quinta-feira (27) haverá uma reunião entre a FIFA e um comitê. Haverá uma discussão sobre a possibilidade de se fazer uma alteração nas regras do órgão mundial do futebol.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Esse encontro teve a sua origem, devido a uma sugestão dada em 2008 pelo executivo-chefe da Premier League, Richard Scudamore. Em suma, seria a ideia de se realizar um ’39° jogo’ da competição fora do território inglês. A mesma foi arquivada por conta de uma oposição maciça.

Entretanto, o conceito de realização de partidas no exterior voltou à tona por executivos da La Liga. Houve a oportunidade de duas vezes nas últimas duas temporadas, terem jogos sediados nos Estados Unidos. Porém, os clubes não aprovaram tal ideia.

PUBLICIDADE

A sugestão dessa reunião entre as partes interessadas seria convencer o conselho da FIFA de retomar essa possibilidade. Ele é composto por 37 membros.

Antes de mais nada, os Estados Unidos são vistos como o país com a maior probabilidade de sediar um jogo deste tipo. A princípio, o comissário de futebol da Major League Soccer, Don Garber, que é membro do comitê, viajou a Suíça para participar deste debate.

Ele se juntará a Vittorio Montagliani, presidente do comitê da FIFA, e que também preside a Concacaf.

Jogos da La Liga nos EUA

Anteriormente, o Barcelona desistiu de uma partida proposta contra o Girona, em Miami. A situação aconteceu, em virtude de uma falta de consenso entre ambas as partes.

PUBLICIDADE

Assim também, havia sido sugerido que o Atlético de Madrid enfrentasse o Villarreal nos EUA nesta temporada. Os planos foram abortados após um tribunal de Madri decidir que a Federação Espanhola não poderia consentir com esse jogo, conforme exigido pela FIFA.

A La Liga argumenta que a Federação Espanhola já teria partidas no exterior (Supercopa da Espanha na Arábia Saudita, no mês passado).

O que dizem as partes citadas

Don Garber, que também é membro da US Soccer, tem a opinião de que as equipes devem jogar em seus países de origem. Por isso, está sendo gerado um conflito de interesses e uma ameaça aos negócios.

“Pessoalmente, à medida que continuamos desenvolvendo o futebol profissional, tanto nos Estados Unidos quanto em outras ligas, acredito que os jogos em casa devem ser disputados nos seus estádios. Essa tem sido minha opinião desde o início”, disse Garber.

PUBLICIDADE

Da mesma forma, o dirigente ainda completou: “Não deve haver uma ou duas ligas tentando fazer algo apenas porque um ou dois clubes estão pressionando por isso, quando provavelmente nem é do interesse dessa liga”.

Em contrapartida, a Major League Soccer falou à ‘BBC Sport’ que “não tem voz para permitir que outras ligas joguem partidas da temporada regular nos Estados Unidos. Essa é uma decisão da US Soccer e da Concacaf”.

LEIA MAIS

De Jong fala sobre relação com Messi no Barcelona e brinca: “Não lhe direi como quero que ele jogue”

Liverpool anuncia lucro milionário após temporada marcada por títulos