Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A lateral-esquerda do Bayern vai ficando cada vez mais à feição de seu novo dono, o canadense Alphonso Davies, de 19 anos. Davies chegou ao Bayern em 2019, vindo do Vancouver Whitecaps, e desde então vem correspondendo ao valor investido. Mas para chegar ao patamar atual, Davies e sua família percorreram um caminho longo e duro.
INFÂNCIA DIFÍCIL, FOME E CHEGADA NO CANADÁ
Davies tem nacionalidade canadense, é nascido em Gana, mas possui ascendência liberiana. Seus pais, liberianos, tiveram que fugir do país, durante a Segunda Guerra Civil da Libéria (1999), e foram parar em um campo de refugiados em Gana, onde Davies nasceu. E nesse mesmo campo de refugiados, onde a fome predominava, e que por vezes precisavam caminhar sob corpos, Davies encontrava no futebol uma saída para ele e sua família.
Após cinco anos em Gana, Davies e sua família foram para o Canadá, ainda em condição de refugiados, e foram morar na cidade de Windsor, em Ontario, e logo em seguida se mudaram para Edmonton, onde deu seus primeiros passos no futebol.
PRIMEIROS RECORDES E DESTAQUE NA MLS
Em Edmonton, deu os primeiros passos no futebol. Jogou no Edmonton Internationals e no Edmonton Strikers, até chegar à base do Vancouver Whitecaps, o Whitecaps Residency, aos 14 anos. “Era uma vida difícil, mas quando eu tinha cinco anos de idade, um país chamado Canadá nos recebeu, e lá as pessoas no time de futebol me trataram bem e cuidaram da gente”, declarou Davies, em entrevista ao Ghana Web.
Em Vancouver, Davies rapidamente se destacou, e aos 15 anos já estava no time principal, fazendo a pré-temporada para a Major League Soccer (MLS) de 2016. No mesmo ano, assinou o primeiro contrato profissional, com o time 2 dos Whitecaps, em fevereiro de 2016, se tornando o jogador de futebol mais jovem a assinar um contrato profissional dentro da Liga Americana de Futebol (USL). A estreia oficial de Davies no time principal foi em abril do mesmo ano, e em maio marcou seu primeiro gol como profissional, se tornando o mais jovem a marcar na USL.
Sua rápida ascensão no time 2 despertou a atenção do time principal dos Whitecaps, e em julho de 2016 assinou seu contrato com o time principal, e foi direto para a equipe que estava disputando a MLS. Seu primeiro gol no time principal veio no confronto decisivo diante do Sporting Kansas City, na Liga dos Campeões da CONCACAF, quando marcou nos instantes finais e classificou os Whitecaps para a fase seguinte.
CHEGADA NO BAYERN DE MUNIQUE
Após dois anos de destaque pelos Whitecaps, os olhos dos grandes clubes da Europa estavam virados para Davies. O futebol inglês parecia ser um destino certo para ele, que tinha propostas de Manchester United, Chelsea e Liverpool, além de propostas de Real Madrid e Juventus.
Porém, em julho de 2018, os Whitecaps anunciaram a venda de Davies para o Bayern de Munique, da Alemanha, por 13,5 milhões de dólares, com adicionais que poderiam levar a transferência para 22 milhões de dólares, e na época foi a venda mais cara da história da MLS (posteriormente superada na venda de Miguel Almirón, do Atlanta United para o Newcastle).
Davies chegou ao Bayern em janeiro de 2019, e fez alguns jogos, saindo do banco de reservas, na segunda metade da temporada 2018/19, onde comemorou o título alemão e o título da Copa da Alemanha (DFB-Pokal). Na atual temporada (2019/20), Davies também começou no banco, e iniciou algumas partidas no time 2 do Bayern, mas devido aos problemas com lesões no time principal, precisou ser acionado, e o então treinador Niko Kovac passou a utilizá-lo como lateral-esquerdo.
TITULAR NO BAYERN
Sua estreia na função foi contra o Paderborn, no primeiro turno da Bundesliga 19/20, quando entrou no lugar de Lucas Hernández, e sua estreia como titular veio na partida diante do Union Berlin, onde atuou os 90 minutos.
Mesmo após a saída de Kovac, demitido em novembro de 2019, Davies continuou sendo utilizado, agora sob comando de Hans-Dieter Flick. Desde então, Davies é titular da posição, e já realizou 18 jogos na função, dentre eles a sua estreia na Liga dos Campeões da Europa, contra o Olympiacos.
A jovem promessa do Bayern já é destaque do Canadá, e possui 17 convocações para a seleção nacional, que se prepara para as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, e possui um projeto de desenvolvimento para a Copa de 2026, que o Canadá sediará junto a Estados Unidos e México.
LEIA MAIS:
Coutinho exalta momento do Liverpool, mas nega arrependimento por saída: “Estou em outra jornada”