Home Extracampo Qual a importância dos imigrantes italianos para a fundação do Cruzeiro e do Palmeiras?

Qual a importância dos imigrantes italianos para a fundação do Cruzeiro e do Palmeiras?

De Palestra Itália a Cruzeiro e Palmeiras, entenda como os imigrantes ajudaram na fundação de dois dos maiores clubes do Brasil

Gabriella Brizotti Cesar
Colaborador do Torcedores

Imigrante, segundo o dicionário “Diz-se da pessoa que se estabelece ou se encontra estabelecida num país estrangeiro; que imigra ou imigrou”, ou seja, é aquela pessoa que muda e vive em um país diferente do seu nativo.

PUBLICIDADE

Todos os dias, recebemos em solo brasileiro diversos imigrantes, que buscam em nosso país melhores condições de vida. Apesar disso ser algo recorrente, durante a história mundial, diversas grandes imigrações ocorreram.

Antes de seguirmos, precisamos entender a diferença entre imigração e emigração. A primeira é dada ao movimento de pessoas que adentram a um país para morar. Já a segunda é referente ao movimento de pessoas que saem de um país para morar em outro.

PUBLICIDADE

Seguindo a nossa história, durante a primeira guerra mundial o Brasil recebeu milhares de refugiados, de diversas nacionalidades. Dentre eles, estavam os italianos, que buscavam uma nova vida aqui em nosso país. Com o alto número de emigrantes, muitos costumes e ideais foram trazidos em suas bagagens, dentre elas estava a enorme paixão pelo futebol.

Bom, vamos lembrar: A primeira guerra ocorreu de 1914 a 1918, época em que o futebol estava ainda em seus primórdios no Brasil. Clubes estavam sendo formados, e a paixão pelo esporte estava começando a surgir. Antes disso, italianos já migravam ao nosso país por conta de problemas internos e também pela nossa forte economia exportando café.

Fanfulla!!!

Como naquela época, o número de imigrantes era alto, foi criado um jornal italiano para difundir as principais notícias. Dentre tantos textos publicados, um anúncio chamou a atenção: O jornal convocava torcedores para a criação de um clube de futebol italiano no Brasil.

Cerca de 46 pessoas então se reuniram na sede das Indústrias Matarazzo (em sua maioria funcionários) e decidiram pela criação do Palestra Itália. Em 26 de agosto de 1914 era criado o clube que mais tarde seria chamado de Palmeiras.

PUBLICIDADE

Palestra Itália de Minas?

Não foi só em São Paulo que os italianos criaram clubes. Alguns imigrantes foram rumo a Belo Horizonte trabalhar, principalmente, na lavoura de café. Em conversas, perceberam que tinham um mesmo sonho: formar uma das maiores equipes competitivas do Brasil. Com isso foi fundado em 02 de janeiro de 1921, o  Società Sportiva Palestra Italia. Mais tarde, conhecido como Cruzeiro.

De Palestra a Palmeiras e Cruzeiro

Os clubes dividiram o mesmo nome até o início da segunda guerra mundial. Com o conflito já ocorrendo, um decreto de lei do governo federal instituiu que qualquer termo que remetesse a Itália em estabelecimentos ou instituições estava proibido. Com isso, ambos os times tiveram que mudar seu nome. O time paulista tonou-se Palmeiras, já o mineiro, adotou o nome de Cruzeiro.

LEIA MAIS

Presidente do PSG e ex-secretário geral da Fifa são acusados de corrupção pela justiça suíça

PUBLICIDADE

Diretor do Vasco detalha caso de racismo na Bolívia e afirma: “Tomamos os procedimentos cabíveis”