Home Futebol Pré-Libertadores: cinco vezes que times brasileiros sofreram nessa fase da competição

Pré-Libertadores: cinco vezes que times brasileiros sofreram nessa fase da competição

Começando como mera formalidade para os brasileiros chegarem à fase de grupos, a pré-libertadores vem tornando-se uma armadilha para as equipes daqui

Luiz Mutschele
Colaborador do Torcedores.com.

Com o início da pré-libertadores, da participação dos Brasileiros e da difícil missão que terá o Corinthians nesta quarta (12) para superar o Guarani-PAR após perder na ida por 1 a 0, vamos relembrar outros momentos dramáticos de brasileiros, onde alguns tiveram finais felizes e outros nem tanto:

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Corinthians x Tolima – 2011

PUBLICIDADE

A primeira eliminação de um clube brasileiro foi tão marcante que até hoje rendem comentários irônicos dos rivais. Com um time estrelado que contava com Roberto Carlos e Ronaldo, a equipe não conseguiu furar a forte retranca do time colombiano jogando em São Paulo, ficando apenas no 0 a 0. Já na Colômbia, a equipe paulista mesmo pressionando, acabou surpreendida com gols de Santoya aos 66 e Medina aos 78, sendo derrotada por 2 a 0 e eliminada na pré-libertadores.

Botafogo x Colo Colo (2ª fase) e Olímpia (3ª fase) – 2017

A grande campanha do Botafogo na Libertadores de 2017, onde acabou eliminado pelo Grêmio após um confronto muito equilibrado, começou com duas pedreiras na Pré-Libertadores.

Começando na segunda eliminatória contra o Colo Colo, o Botafogo venceu na ida por 2 a 1 no Rio de Janeiro. O jogo de volta acabou se tornando dramático após o gol contra de Emerson Silva logo aos 3 minutos de jogo, que eliminava a equipe carioca. Coube a Rodrigo Pimpão ser o herói da disputa ao empatar o jogo aos 81 minutos de jogo e garantir a vaga da Estrela Solitária para a terceira fase da pré-libertadores.

PUBLICIDADE

A disputa contra o Olímpia na fase seguinte teve contornos ainda mais dramáticos, apesar do Botafogo novamente ter feito vantagem em casa, vencendo por 1 a 0, gol de Rodrigo Pimpão. Na volta a equipe conseguiu segurar o empate até os 80 minutos, quando Montenegro marcou e levou a partida para os pênaltis.

Aí apareceu a figura de Gatito Fernandéz, que entrou durante o jogo no lugar do lesionado Helton Leite e acabou como o grande herói do jogo ao defender 3 pênaltis do time paraguaio e ajudar a garantir o Botafogo na fase de grupos.

Chapecoense x Nacional-URU (2ª fase) – 2018

Talvez o único confronto desde que começou a pré-libertadores onde o time brasileiro não tinha pelo menos chances iguais de classificação. Depois de uma histórica classificação para a pré-libertadores em 2017, apenas um ano depois da tragédia que vitimou toda sua equipe, a Chapecoense tinha o tradicional Nacional do Uruguai como rival.

PUBLICIDADE

Sem conseguir fazer frente a um time muito mais competitivo e que já o havia eliminado na fase de grupos da Libertadores no ano anterior, a Chapecoense foi derrotada nos dois jogos por 1 a 0 (gol de Romero em ambos) e acabou eliminada ainda na segunda eliminatória da competição.

Vasco x Jorge Wilstermann (3ª fase) – 2018

O ano de 2018 não foi nada fácil para os clubes brasileiros na pré-libertadores, entretanto o Vasco quase foi do céu ao inferno na terceira fase, quando enfrentou o Jorge Wilstermann (BOL). No jogo de ida no Rio de Janeiro, com grande atuação a equipe carioca venceu por 4 a 0 e levou uma enorme vantagem para a partida de volta.

Entretanto quando foi jogar na Bolívia fez um começo de jogo terrível, tomando 3 a 0 ainda antes dos 20 minutos do primeiro tempo. Acabou tomando o quarto aos 71 e tendo de decidir a vaga nos pênaltis, novamente um goleiro salvou um carioca: Martin Silva.

PUBLICIDADE

O goleiro que havia feito um jogo ruim, se redimiu nas penalidades e pegando três cobranças, garantiu a equipe na fase de grupos.

São Paulo x Talleres (2ª fase) – 2019

O mais recente dos casos também foi um dos mais traumáticos, pois com um grande investimento no começo da temporada, esperava-se que a equipe conseguisse fazer um bom papel e inclusive ir longe na Libertadores, especialmente porque o primeiro adversário era o inexpressivo Talleres (ARG).

Fazendo um péssimo jogo na Argentina e errando demais, a equipe tricolor acabou derrotada por 2 a 0 e trouxe uma desvantagem difícil de reverter para São Paulo. O risco de eliminação acabou se confirmando com um empate em 0 a 0, onde a equipe paulista não conseguiu superar o próprio nervosismo e abusou dos erros ao longo do confronto.

PUBLICIDADE

Leia mais:

Kokorin é emprestado ao Sochi, onde deve jogar pela primeira vez desde que saiu da prisão

Técnicos estrangeiros no Brasil: uma tendência que não é movida pelo planejamento

Mercado da bola: RB Leipzig contrata meia espanhol Dani Olmo

PUBLICIDADE