Home Futebol Primeiro contrato aos 12 e estrela desde a infância: você lembra de Neymar antes da fama?

Primeiro contrato aos 12 e estrela desde a infância: você lembra de Neymar antes da fama?

Jogador completa 28 anos nesta quarta, mas é uma estrela desde o início de sua caminhada na bola

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O pai de Neymar sempre soube que o garoto que começou a jogar futebol na Praia Grande seria um grande atleta de futebol, tanto é que jamais escondeu o objetivo de ajudar o filho a ser um jogador. Porém, poucos pensariam que o atual camisa 10 seria a estrela que é.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Isso porque Neymar era um garoto inocente e que, para muitos, demorou a amadurecer. Em entrevista para o site oficial da marca Red Bull, o pai do atacante revelou que houve uma tentativa para que o garoto encontrasse sua independência desde cedo, mas a mesma só veio com seu início no futebol.

Antes de qualquer fama ser alcançada, a criança Neymar estudava no colégio Liceu Santista, onde cresceu e dominou nos torneios escolares da época. Foi ainda pré-adolescente que conheceu um de seus primeiros amigos da bola, o atacante Léo Baptistão, atualmente no Wuhan Zall, da China, com quem reencontrou quando foi à Espanha, já que Baptistão defendia o Atlético de Madrid.

PUBLICIDADE

O Neymar antes da fama mantinha rivalidades nos jogos escolares e foi daí que nasceu a amizade com o atual parceiro. Na mesma época, aos 12 anos, fazia sucesso na Portuguesa Santista e seu pai assinou seu primeiro contrato de formação.

“O primeiro contrato que eu fiz com o Neymar foi aos 12 anos de idade. E nesse momento eu acho que vislumbrei que ele fosse seguir esta carreira”, disse o pai do jogador ao site da Red Bull.

“Apesar de ser um contrato de formação de atletas, isso não era comum, uma criança de 12 anos assinar um contrato com uma instituição profissional.”

neymar

Reprodução/Arquivo Pessoal

neymar8

Reprodução/Arquivo Pessoal

Neymar então foi para o Santos após o contrato e começou a se destacar. A partir dali, ganhou fama na base e recebeu o convite que o mostrou para o Brasil. O então jovem, que nasceu em Mogi das Cruzes e passou pelo Mato Grosso com a família antes de chegar ao litoral paulista, foi convidado para um amistoso de fim de ano na Vila Belmiro.

PUBLICIDADE

Aos 14 anos, Neymar brilhou e chamou a atenção, que logo o levou para testes no Real Madrid e o transformou em símbolo de uma nova geração de Meninos da Vila.

neymareromario

Reprodução/Arquivo Pessoal

A caminhada de Neymar foi acelerada desde então e o jogador se profissionalizou pelo Santos em 2009, ano em que marcou seu primeiro gol, de cabeça, sobre o Mogi Mirim. Daí para a frente acumulou título de Copa do Brasil, Libertadores, além de duas das transferências caras da história, do Santos para o Barcelona e do Barcelona ao PSG.

Torcedor do Palmeiras ou do Santos?
A verdade é que Neymar jamais admitiu ser torcedor do Palmeiras, mesmo que uma famosa imagem dele com a camisa do Verdão tenha viralizado na web há poucos anos.

O atacante, porém, sempre jurou amor eterno ao Santos e o que poucos sabem é ele também tem imagens de criança com o uniforme completo do Peixe. Essa sempre será uma dúvida de Neymar antes da fama: palmeirense ou santista?

PUBLICIDADE
neymar16

Reprodução

Resultado de imagem para neymar palmeiras

Reprodução

Leia mais:
Scarpa revela ansiedade por estreia do Palmeiras em grama sintética do Allianz Parque