Home Esportes Olímpicos Primeiro-ministro do Japão nega adiamento das Olimpíadas em Tóquio: “Nunca foi cogitado”

Primeiro-ministro do Japão nega adiamento das Olimpíadas em Tóquio: “Nunca foi cogitado”

Apesar do surto de coronavírus, Shinzo Abe afirma que, até o momento, o calendário dos Jogos Olímpicos segue confirmado.

Rodrigo de Azevedo
Paulistano. Formado em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente mora em Salvador.

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe disse nesta quinta-feira (06) que em nenhum momento foi considerado adiar a abertura das Olimpíadas de Tóquio 2020.

PUBLICIDADE

As especulações são por conta do surto de coronavírus na China e que afetou mais de quarenta pessoas no Japão.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

As declarações de Abe vão de encontro às de outras autoridades olímpicas ou autoridades japonesas que nos últimos dias negaram qualquer intenção de adiar as Olimpíadas, confirmadas para iniciar em 24 de julho.

PUBLICIDADE

“Gostaria de deixar claro que não houve conversas ou planos que foram considerados a esse respeito entre os organizadores e o Comitê Olímpico Internacional (COI) desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a emergência”, disse Abe.

A SITUAÇÃO

Em 31/01, a OMS declarou a emergência internacional devido ao aumento de pacientes infectados pelo coronavírus na cidade chinesa de Wuhan.

De acordo com o último balanço, na China existem mais de 28 mil pessoas contaminadas, sendo que 563 morreram.

No Japão, 45 pessoas foram afetadas até o momento. Este número aumentou após o Ministério da Saúde japonês confirmar mais 10 casos da doença no cruzeiro “Diamond Princess”, que está de quarentena na cidade de Kanagawa.

PUBLICIDADE

Ao todo, a embarcação transporta 3,7 mil pessoas, e agora o número de infectados no navio subiu para 20.

Abe lembrou que o COI fará uma visita à capital japonesa na próxima semana para uma revisão periódica e disse que enquanto isso “os Jogos Olímpicos de Tóquio ainda estão sendo preparados”.

LEIA MAIS:
Comitê Organizador de Tóquio-2020 está ‘extremamente’ preocupado com propagação do coronavírus
Astro chinês da natação doa premiação para hospitais que tratam do coronavírus