PSG é o time com maior capacidade de investimento, diz estudo

PSG ultrapassou Manchester City após ingleses terem aumento na dívida mesmo permanecendo com o elenco mais caro do mundo

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Crédito: Getty Images/PSG

O estudo da Soccerex divulgado nesta sexta-feira, 14, aponta que o PSG é a equipe que possui a maior capacidade de investimento do mundo. Com os critérios do estudo feito pela empresa, os franceses cresceram no ranking que tinha o Manchester City na liderança da última atualização. O projeto levou em conta os documentos apresentados pelos clubes na temporada 2017/18.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Os critérios para a conclusão do estudo são: valor do elenco do clube, dívidas ativas, poder de investimento do dono da equipe, propriedades e o dinheiro disponível. Com isso, o PSG conseguiu subir na lista após diminuir as dívidas que tinha no mercado e ter um aumento em arrecadações que teve. No Manchester City, o principal motivo para perder o posto de primeiro lugar foi o aumento das dívidas que os ingleses tiveram.

Acompanhe as notícias do seu time pelo Facebook

DAZN agora custa menos de R$1,00 por dia e o primeiro mês é grátis! Assine já!

Europa dominante

Entre os primeiros 30 clubes que estão no ranking, 24 são da Europa sendo os 10 primeiros compostos por times do Velho Continente. Conhecido por ter a liga mais disputada do mundo, a Inglaterra tem 23 clubes entre os 100 primeiros sendo 18 agremiações da Premier League e 5 da segunda divisão. Os britânicos são seguidos pela Major League Soccer que abrange Estados Unidos e Canadá com 17, La Liga (Espanha) e Série A (Itália) com 10 e Bundesliga (Alemanha) com 10.

A América do Sul é representada por apenas dois clubes, ambos da Argentina que estão no top 100. Boca Juniors e River Plate aparecem nas posições 95 e 91 do ranking. O Brasil não apareceu na lista por dois motivos: ter poucos investidores e eles estarem concentrados em clubes em menor expressão e também o alto índice de dívidas que os chamados grandes clubes acumulam há anos.

Confira o top 10:

1º PSG – 5.318 pontos no ranking

2º Manchester City 5.197

3º Bayern de Munique – 3.888

4º Tottenham – 3.441

5º Real Madrid – 3.336

6º Arsenal – 3.150

7º Chelsea – 2.893

8º Liverpool 2.616

9º Juventus 2.195

10º Borussia Dortmund – 2.154

LEIA MAIS:

Mercado da bola: Goleiro do Manchester United é escolhido pelo PSG para substituir Keylor Navas