Sereias da Vila ganham torcida especial: conheça a Força Kids

A Força Kids está presente sempre nos jogos das Sereias da Vila para apoiar as jogadoras

Papo de Mina
O "Papo de Mina" é um projeto independente de jornalismo, que visa fortalecer a presença da mulher no ambiente esportivo e em todas as áreas da comunicação. Neste espaço você vai ler, ouvir e ver mulheres que vivem o esporte, mas que também falam sobre diversos assuntos. Nos siga nas redes sociais e acompanhe!

Crédito: Sereias da Vila / Instagram

Por Bianca Ramos, colaboradora em Santos

“Eu gostaria de ver os estádios mais cheios em jogos das Sereias da Vila, não vejo motivo para ser tão vazio assim. Dão ‘mais moral’ para o masculino, mas para mim os dois são iguais! Ambos são do Santos, por isso amo as Sereias e o masculino do mesmo jeito”.

O discurso que alegra o coração de quem torce pelo sucesso do futebol feminino e luta pela igualdade saiu das bocas de Gabriel Constantino, de 13 anos. Ele conversou com exclusividade com o Papo de Mina e disse que faz questão de ir a todos os jogos do Santos, seja do time masculino ou das Sereias da Vila, sempre com o apoio dos pais e com a companhia dos amigos da Força Jovem (torcida organizada do Santos Futebol Clube).

Um dos parceiros de Gabriel é Daniel Lapa, que também tem 13 anos e faz parte da organizada do clube. “Eu acho o futebol feminino mais alegre do que o masculino. As jogadoras tinham de ter mais incentivo”, cobrou.

Os pequenos iam aos estádios acompanhados dos pais, levando baldes que representavam os instrumentos usados pelas organizadas, até que decidiram criar a Força Kids. O projeto ganhou apoio de Rodrigo Marques, atual coordenador do projeto e responsável por acompanhar as crianças aos jogos.

“A presidência viu o movimento deles no estádio e pediu a uma diretora para entrar em contato com eles e convidá-los a conhecer nossa sede, então eles passaram a fazer parte da Força Jovem”.

“Nós nos reunimos na sede e separamos o material a ser levado (faixas, instrumentos e acessórios para festas na arquibancada), desde que esteja permitido pelos órgãos de segurança pública da nossa região e sejam seguros a eles. A partir daí, com antecedência, vamos caminhando até a Vila Belmiro ou ao Ulrico Mursa”, explicou.

Rodrigo reforçou que o princípio da Força Jovem é incentivar o Santos em todas as categorias. “As crianças estão sempre dispostas a participar de tudo que esteja ligado ao clube e a torcida. Com as Sereias não é diferente, eles incentivam e vibram a cada lance e cada partida”, destacou.

O que é a Força Kids?

Todas as atividades dos membros da Força são pensadas no bem estar na escola e em casa. Eles dirigem o “bicicletão” que levam os materiais à Vila Belmiro, ajudam nos eventos que são realizados para eles e a conservar a limpeza da sede, além de tocarem na arquibancada.

“Todas as instalações da sede podem ser desfrutadas por eles, como a cozinha que preparam guloseimas e a sala de TV onde realizamos as sessões de cinema”, falou Rodrigo.

Para ser membro da Força Jovem, basta pagar R$20,00 por mês. As vantagens de ser associado são variadas, entre elas o fato de realizar atividades esportivas na sede do clube e ingresso para as partidas –  o Santos FC disponibiliza 40 entradas por jogos.

 

Veja mais:

#VemPraVila: Sereias convocam torcedores para acompanhar partida

Da vida de professora ao dia a dia de atleta: conheça a trajetória de Rita Bove

Em planejamento mais “ousado”, Sereias da Vila apostam em renovação do elenco