Home Torcedoras Da vida de professora ao dia a dia de atleta: conheça a trajetória de Rita Bove

Da vida de professora ao dia a dia de atleta: conheça a trajetória de Rita Bove

Meio-campista declarou amor pelo clube, e revelou sonho de criança: “Vestir a camisa do Santos”

Papo de Mina
O "Papo de Mina" é um projeto independente de jornalismo, que visa fortalecer a presença da mulher no ambiente esportivo e em todas as áreas da comunicação. Neste espaço você vai ler, ouvir e ver mulheres que vivem o esporte, mas que também falam sobre diversos assuntos. Nos siga nas redes sociais e acompanhe!
PUBLICIDADE
Por Bianca Ramos, colaboradora em Santos

Rita Bove chegou ao time do Peixe em 2019, natural do interior de São Paulo, a floridense sempre teve como brinquedo favorito a bola. Ela ingressou no futsal aos 10 anos de idade e aos 14 já fazia parte de uma equipe adulta de futebol de campo.

“Desde então faço do esporte a minha vida, passei por alguns clubes, Seleção Brasileira de base e adulta, me graduei na faculdade de educação física e terminei também uma especialização na área. E hoje, visto com orgulho a camisa do Santos Futebol Clube”, contou a jogadora.

PUBLICIDADE

“O Santos sempre foi uma referência na modalidade, podemos contar nos dedos clubes que assim como o Santos, mantém há anos o futebol feminino. Isso sem dúvidas foi um grande diferencial para que eu pudesse escolher estar aqui.”

A meio-campista é torcedora declarada do Peixe, e vive o sonho de vestir a camisa do seu time do coração desde o ano passado. Segundo ela, esse fato é “uma oportunidade ímpar na vida de qualquer atleta.”

Assim como fez em outros clubes que passou, Bove sonha em conquistar títulos e fazer história pelo Santos. Ela teve um bom início de temporada em 2019, mas infelizmente uma lesão muscular a afastou dos gramados por pouco mais de dois meses.

“Isso acabou interferindo e limitando o meu desempenho, porém, no decorrer do ano, pude ir me restabelecendo”,  declarou.

PUBLICIDADE

Dificuldades no esporte e o apoio da família

Ela revelou ao Papo de Mina que sempre contou com o apoio e incentivo da família, e que eles nunca foram contra a sua escolha de viver para o esporte. “Ter uma atleta na família é motivo de orgulho para eles”, completou.

A jogadora está inserida na modalidade a muito tempo, e por isso passou por desconfianças e comparações em relação aos homens. “É como se nós mulheres tivéssemos que provar todos os dias que sim, também gostamos, jogamos e sabemos sobre futebol.”

O Futuro

“Estou na expectativa de um ano diferente e muito mais produtivo.”

Com a modalidade crescendo cada vez mais e com o investimento do Santos para a temporada, o desejo dela para 2020 é que seja um ano sem lesões e de muitas vitórias. “Acredito que será um ano muito bom, não só para nós, as Sereias da Vila mas para o futebol feminino de um modo geral”, completou a jogadora.

PUBLICIDADE

Em 2017 e ainda jogando pelo São José, Rita foi convocada para jogar um amistoso da Seleção Brasileira contra a Alemanha. Hoje, aos 29 anos ela alega que “ter atuado pela Seleção foi a realização de um sonho, mas já não é mais uma prioridade. Porém, se acontecer novamente será uma honra!”

Fora dos gramados

Nas horas vagas, além de gostar bastante de filmes e de ir ao cinema, a jogadora também se mantém atualizada estudando sobre temas da área de formação. Além de não resistir à vida “caiçara”: “Aqui em Santos a praia é um belo convite para descansar a mente.”

Formada em educação física, Bove teve que por vezes conciliar a vida de atleta com a de professora em academias, escolinhas de futebol e trabalhos de recreação. “Além de complementar a renda, acabou sendo também uma experiência produtiva que agregou muito à minha vida profissional, apesar de ter sido uma rotina bem desgastante.”

Veja mais

PUBLICIDADE

Em planejamento mais “ousado”, Sereias da Vila apostam em renovação do elenco

Santos acerta retorno da atacante Thaisinha, bicampeã da Libertadores pelo clube

PUBLICIDADE

Apresentada no Santos, Cristiane relembra ataques: “Redes sociais são armas para os covardes”