No último sábado (29), o Atlético-MG confirmou Jorge Sampaoli como novo técnico. Durante a passagem pelo Santos, o argentino se adaptou rapidamente a vida na cidade litorânea. Baseado no estilo de vida do treinador, o Torcedores apresenta algumas opções para o novo comandante do Galo.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Se mudar para uma nova é difícil. Mas Sampaoli parece ter tido uma rápida adaptação a vida em Santos. Quando não estava comandando os treinos no CT Rei Pelé, o treinador era comum ver o treinador jogando futevôlei ou beach tennis nas areias da Praia do Gonzaga. Além de passear de bicicleta pela orla da cidade.
Entretanto, diferentemente da vida na cidade paulista, em Belo Horizonte Sampaoli vai estar bem longe do mar. Minas Gerais é um dos nove estados do país a ser banhado pelo Oceano Atlântico. Ou seja, as praias mais próximas estão há pelo menos 550km, no Espírito Santo ou no Rio de Janeiro.
Mas isso não quer dizer necessariamente que o treinador não possa ficar sem praticar os seus exercícios ao ar livre. Na capital mineira, por exemplo, Jorge Sampaoli pode aproveitar os dias no entorno da Lagoa da Pampulha.

A Lagoa com a Igreja de Santo Antônio da Pampulha é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte (Foto: Reprodução/Facebook da Prefeitura de Belo Horizonte)
O lago artificial, inaugurado em 1943, possui um perímetro de 18km com ciclovias. Ideal para corridas ou para o ciclismo. Além disso, a Lagoa fica ao lado do Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego.

O Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego fica aberto de terça à domingo das 8h às 18h (Foto: Reprodução/Parque Promotor Francisco Lins do Rego)
O parque, além de ser uma belíssima área verde em Belo Horizonte, possui um grande espaço destinado a prática esportiva. Talvez não seja possível praticar futevôlei ou beach tennis. Mas Sampaoli pode se arriscar em outros esportes como o slackline, por exemplo. O espaço inclusive inaugurou, em 2015, um “slackpark”.
Outras atividades para Sampaoli
Durante a negociação com a diretoria do Atlético-MG, Jorge Sampaoli exigiu uma cláusula de rescisão com valores correspondente aos salários de cinco anos. Portanto, o treinador deve ficar bastante tempo no comando do Galo.
A experiência no Santos nos mostrou que o técnico argentino é aficionado por esporte. Entretanto, Belo Horizonte têm muitas opções de museus que podem ensinar ao treinador mais sobre a cultura e a história de sua nova casa.
Somente no Circuito Liberdade existem 14 espaços culturais abertos a visitação. Além disso, a cidade ainda conta com o Museu do Futebol Mineiro.
Localizado dentro do Mineirão, o espaço conta a história do esporte mais popular do Brasil em Minas Gerais. Para o treinador, que gosta de música, o Museu também possui totens com diversas canções brasileiras sobre futebol.
A capital mineira também conhecida pela culinária. Durante sua estadia, Sampaoli também pode saborear o pratos típicos de Minas Gerais como, por exemplo, pão-de-queijo, feijão tropeiro e tutu de feijão.

Feijão tropeiro vendido no Mineirão (Foto: Reprodução/Prefeitura de Belo Horizonte)

