Home Futebol Binacional x São Paulo: tudo o que você precisa saber sobre o jogo da Copa Libertadores

Binacional x São Paulo: tudo o que você precisa saber sobre o jogo da Copa Libertadores

Debutante na competição continental, o time peruano recebe o São Paulo pela rodada inicial do Grupo D; confira todas as informações

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

O Binacional, do Peru, recebe o São Paulo nesta quinta (5), a partir das 21h00 (horário de Brasília), no estádio Guillermo Briceño Rosamedina, na cidade de Juliaca, distante 1.271 quilômetros da capital Lima e a 3.825 metros acima do nível do mar. A partida é válida pela primeira rodada do Grupo D da Copa Libertadores da América.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

A competição

O torneio reune as 47 melhores equipes da América do Sul e se inicia em três fases preliminares que compõem a chamada “Pré-Libertadores”, de onde saem quatro vencedores que se juntam aos 28 clubes já classificados diretamente para a fase de grupos defnidos em sorteio. Os dois melhores colocados de cada chave avançam para as oitavas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta.

Na sequência, mais duas fases eliminatórias: quartas de final e semifinais, também em sistema de mata-mata com dois confrontos. A grande decisão acontece em novembro e será realizada novamente em partida única, dessa vez no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Como chegam as equipes

Fundado há dez anos, o Binacional disputa pela primeira vez a principal competição de clubes do continente após conquistar o Campeonato Peruano de 2019, que é também o primeiro título de sua história. Pelo torneio nacional deste ano, a equipe ocupa a terceira posição com dez pontos, cinco abaixo do líder Alianza Lima, e vem de empate fora de casa em 1 x 1 com o Carlos Stein no último domingo (1).

O São Paulo terminou em sexto lugar o Campenato Brasileiro do ano passado somando 63 pontos e foi o último clube a fechar a zona de classificação direta à fase de grupos da Copa Libertadores. O time se encontra em ascensão neste início de temporada e é líder do Grupo C do Paulistão com 15 pontos, dois a mais que o Mirassol, o segundo colocado. No domingo (1), o Tricolor superou a Ponte Preta no Morumbi por 2 x 1.

Além de São Paulo e Binacional, também estão no Grupo D da Copa Libertadores a LDU, do Equador, e o River Plate, da Argentina (atual vice-campeão), que se enfrentaram na noite de quarta (4) com triunfo dos equatorianos em casa sobre os argentinos pelo placar de 3 x 0.

Prováveis escalações

O argentino César Vigevani foi contratado para comandar o Binacional na temporada de 2020, mas pediu seu desligamento do cargo no mês passado. Flabio Torres, colombiano de 56 anos, assumiu como treinador e geralmente utiliza o esquema 4-2-3-1 jogando com bastante velocidade pelos lados do campo.

PUBLICIDADE

Do lado tricolor, Fernando Diniz não estará na beira do campo devido à uma suspensão aplicada a ele pela Conmebol enquanto ainda era técnico do Fluminense na disputa da Copa Sul-Americana do ano passado. O auxiliar Márcio Araújo deve substituí-lo e não poderá contar com o lateral Juanfran e o meia Vítor Bueno, contundidos, mas terá o retorno do atacante Antony, que se recuperou de lesão no tornozelo.

Veja as prováveis escalações das duas equipes:

Binacional: Raúl Fernández, Ángel Pérez, Edgar Fernández, John Fajardo e Jeikson Reyes; Leudo, Yorkman Tello e Johan Arango; Manco, Andy Polar e Aldair Rodríguez.

São Paulo: Tiago Volpi, Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Igor Gomes e Daniel Alves; Antony, Pablo e Alexandre Pato.

PUBLICIDADE
No último domingo (1), o São Paulo venceu a Ponte Preta por 2 x 1 com gols de Alexandre Pato e Reinaldo, pela oitava rodada do Paulistão (Reprodução/ Facebook oficial São Paulo FC)

No último domingo (1), o São Paulo venceu a Ponte Preta por 2 x 1 com gols de Alexandre Pato e Reinaldo, pela oitava rodada do Paulistão (Reprodução/ Facebook São Paulo FC)

Abre Aspas

“Não sou de trocar camisa nem nada, mas me animo em pedir uma foto ao Daniel Alves para que eu fique com uma bonita recordação (…) Quem já não admirou o futebol do Daniel Alves? É um jogador de grande trajetória”, declarou Aldair Rodríguez, atacante do Binacional.

“É uma das maiores altitudes que tem. Então, temos duas alternativas: dar desculpa ou ser melhor do que a altitude. Acredito que será um jogo difícil, e por isso temos que entrar ligados (…) Vamos manter o nosso padrão de jogo. Vamos com tudo para tentar conquistar um grande resultado. A gente tem conversado bastante, no ano passado foi um período difícil até conquistar essa vaga”, enfatizou Tchê Tchê, volante do São Paulo.

Onde acompanhar ao vivo Binacional-PER x São Paulo

A partida será transmitida ao vivo e com exclusividade na internet pelo Facebook Watch na página oficial da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

O torcedor tem ainda a escolha de ouvir ao jogo pelas seguintes opções de emissoras de rádio:

PUBLICIDADE

Bandeirantes São Paulo-SP 840 AM e 90.9 FM
Jovem Pan São Paulo-SP 620 AM e 100.9 FM
Globo São Paulo-SP 94.1 FM
Transamérica São Paulo-SP 100.1 FM
CBN São Paulo-SP 780 AM
Band News São Paulo-SP 96.9 FM
Capital São Paulo-SP 1040 AM
CBN Grandes Lagos São José do Rio Preto-SP 90.9 FM
Jovem Pan News Bauru-SP 97.5 FM
Brasil Campinas-SP 1270 AM
Globo Blumenau-SC 820 AM
Globo Londrina-PR 1160 AM e 94.1 FM

Arbitragem

José Mendez apita o confronto em Juliaca, no Peru, enquanto Eduardo Cardozo e José Cuevas serão seus assistentes, todos do Paraguai. O sistema de árbitro de vídeo (VAR) será utilizado somente a partir da fase de oitavas de final.

LEIA MAIS

Notícias do São Paulo: Invencibilidade contra peruanos, Daniel Alves e mais; veja o que rolou nesta quarta (04)

São Paulo x Binacional: em 26 jogos, Tricolor nunca perdeu para equipes do Peru na história

Ônibus com torcedores do Santos sofre ataque na Argentina após jogo da Libertadores