Cinco exercícios ideais para idosos fazerem em casa

Neste período é importante que os idosos permaneçam em casa, entretanto sempre ativos

Gabriella Brizotti Cesar
Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Pixabay

Durante a quarentena para conter a propagação do vírus Covid19, muitas pessoas passaram a realizar suas atividades físicas em suas casas. O Torcedores reuniu alguns exercícios para serem feitos durante esse período. Entretanto, muitos idosos demonstram o interesse em se manterem ativos, mas não conseguem seguir o treino de alguma pessoa jovem. Para isso, o Torcedores juntamente com o profissional em educação física Guilherme Donatto CREF 152196-G/sp reuniram uma série de exercícios próprios para a melhor idade.

Alongamentos

Sempre respeitando os limites articulares, os alongamentos podem ser uma boa saída. Além de se manter ativo, esse tipo de exercício contribui com o aumento da flexibilidade dos músculos e articulações, além de reduzir a tensão. O alongamento consiste em uma série de movimentos, dentre eles estão alguns envolvendo as pernas e braços. Um ótimo exemplo de exercício consiste no idoso deitar de barriga para cima, dobrar uma das pernas e segurar em cima do joelho e permanecer por 30 segundos na posição, depois alternar as pernas. Mas lembre-se, sempre respeite a articulação e seus limites. Caso tenha dúvidas, procure um profissional de educação física.

Agachamentos

Assim como nos treinos desenvolvidos por jovens, os idosos também podem realizar agachamento. Entretanto, é essencial a utilização de algum objeto de apoio como poltronas, sofás ou cadeiras. O movimento realizado é o mesmo ao de sentar e levantar. Mantenha sempre atenção a posição dos pés e também da coluna.

Flexões de braço

Utilizando como apoio a parede ou até mesmo uma cadeira, apoie os braços paralelos e estendidos, as mãos devem estar na altura do peito. O movimento é o mesmo da flexão no chão, entretanto o idoso estará de pé. O corpo se aproxima da parede, e o logo é empurrado de volta, deixando o braço estendido.

Rosca direta

É o tradicional exercício de bíceps. Para exercitar esse músculo do corpo, o idoso deve estar com os joelhos semiflexionados, e utilizar latinhas ou garrafas para fazer o peso. Com os braços estendidos, flexione os cotovelos trazendo os objetos na altura do ombro e volte.

Panturrilha

Atento a posição dos pés, fique de pé e eleve o corpo até ficar nas pontas dos pés e volte ao normal. Repita algumas vezes a fim de malhar a região posterior das pernas, conhecidas como panturrilhas.

LEIA MAIS

Veja 10 motivos que vão fazer você ser fitness este ano

EXCLUSIVA: especialistas informam sobre atividades físicas em combate ao Coronavírus