Home Futebol Confira quais times grandes correm riscos nos estaduais

Confira quais times grandes correm riscos nos estaduais

Regionais do Brasil se configuram para as fases finais sem algumas equipes grandes. Atlético – MG, Corinthians e Vasco estariam eliminados se os campeonatos terminassem hoje.

Christian Fuentes
Colaborador do Torcedores.com.

O calendário do futebol brasileiro é alvo de críticas há muito tempo. O curto intervalo entre um partida e outra e o pouco tempo para a pré-temporada são as principais reclamações de treinadores, jogadores e diretorias. Para tentar minimizar o problema, é comum que algumas equipes deixem o campeonato estadual de lado. O objetivo é ter uma preparação mais longa e qualificada. Prática comum para o Athetico – PR, que utiliza a equipe sub 23 para a disputa do regional já há alguns anos.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Entretanto, em 2020 outros clubes parecem ter adotado a mesma estratégia, mas sem sucesso. Equipes como Vasco e Botafogo, por exemplo, utilizaram times alternativas nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Apesar de terem prolongado a pré-temporada, a não utilização do time principal resultou na eliminação precoce no primeiro turno do Campeonato Carioca. O estrago ainda pode ser maior, pois ambas as equipes correm riscos de são se classificarem para as fases finais do campeonato. A baixa pontuação conquistada no primeiro turno pode ser crucial para o insucesso dos dois clubes. Principalmente para o Vasco da Gama, que teve uma campanha melancólica no primeiro turno.

Já equipes como Corinthians e Atlético – MG, utilizaram seus jogadores considerados titulares em todos ou na maior parte dos jogos. Mas mesmo assim estão ameaçados na sequência do Campeonato Paulista e Mineiro, respectivamente. Assim como Vasco e Botafogo, também estariam eliminados se os regionais terminassem hoje. Confira qual a situação de cada clube em seus respectivos campeonatos locais e entenda os possíveis danos de uma eliminação.

PUBLICIDADE

Atlético Mineiro

Talvez de todos os times citados seja aquele com a situação mais preocupante. A equipe mineira está fora da zona de classificação do Campeonato de Minas, na quinta colocação com 12 pontos. O Galo tem dois pontos a menos do que o seu rival Cruzeiro, quarto colocado. Apenas os quatro primeiros avançam à fase final. Apesar de uma possível eliminação indicar prejuízo financeiro para o clube, há um atenuante para a equipe de Belo Horizonte no que se refere à premiação. Mesmo que não consiga classificação, não haverá prejuízo nos cofres. Os valores recebidos pelas equipes mineiras são provenientes de uma cordo firmado com a Globo em 2017. Na parceria, há previsão de aumento de cota a cada ano. De 2019 para 2020 o valor aumentou 5,1 milhões, passando de 9,2 para 14,3 milhões. Em contrapartida, não há premiação para o campeão.

Mas se não doer no bolso, uma possível eliminação seria uma tragédia esportiva para Atlético. Com as eliminações na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, restaria apenas o Campeonato Brasileiro para ser disputado em 2020. O torneio nacional começa apenas em maio. Até lá, o clube teria uma pré-temporada “forçada”. Porém, vale ressaltar a chegada do técnico argentino Jorge Sampaoli, que ocupa a vaga do demitido Rafael Dudamel. Sampaoli era um desejo antigo da diretoria e a expectativa é de que sua chegada ajude o Galo a sair desse momento de dificuldade dentro de campo.

Corinthians

A equipe comandada por Thiago Nunes ocupa a penúltima posição em seu grupo. São apenas nove pontos ganhos em 24 disputados. Para buscar a classificação, o Corinthians precisa vencer seus jogos e torcer por ao menos um tropeço de Bragantino ou Guarani. Os dois times que hoje estão na zona de classificação para a segunda fase. Com a eliminação precoce na Taça Libertadores, diante do Guaraní do Paraguai, o Campeonato Paulista passou a ter um peso maior para a equipe do Parque São Jorge. No lado financeiro, se não chegar às quartas de final, o Corinthians não terá chances de brigar pelo prêmio de cinco milhões, que será levado pelo campeão da edição de 2020.

Vale lembrar que Thiago Nunes ainda busca justificar sua contratação pelo clube de São Paulo. Nos bastidores é consenso que a equipe apresenta um futebol mas vistoso em relação ao praticado em 2020. Entretanto apenas os resultados positivos garantem a permanência do treinador.

PUBLICIDADE

Vasco

Apesar de ter situação muito parecida com a do rival Botafogo, o Vasco é o único clube carioca que vai entrar na lista de equipes ameaçadas em regionais do Brasil. Comandado por Abel Braga, O Cruz-Maltino vem de um empate na estreia da Taça Rio e ocupa a terceira colocação. O que mais corrobora para a iminente ameaça de não classificação é a performance apresentada pelo time carioca.

Apesar de ter avançado na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, o Vasco ainda não apresentou nenhuma exibição convincente para o seu torcedor. As más atuações do time tem ligado o alerta nos bastidores e fazendo com que Abel Braga tenha seu cargo ameaçado. O momento ruim dentro de campo pode ser explicado através dos números. O Vasco tem o terceiro pior aproveitamento entre os times da série A do Brasil. Fica à frente apenas de Sport e Corinthians. No primeiro turno da competição, o time de São Januário sequer avançou à semifinal do torneio. Para piorar a situação, Talles Magno, principal jogador desde o ano passado, se lesionou e só retorna em três meses.

Não se classificar para a fase final da Taça rio e, posteriormente para a fase final do Campeonato Carioca também indica prejuízo financeiro à equipe. Convivendo com salários atrasados para jogadores e funcionários, o presidente Alexandre Campello sabe do prêmio que pode chegar à 4,5 milhões. O valor cairia como luvas para aliviar a crise financeira que o clube enfrenta.

Leia mais: Crise em campo evidencia problemas políticos e financeiros no Vasco