Home Esportes Olímpicos Em meio a pandemia do coronavírus, qual o tamanho do risco de realizar as Olimpíadas em Tóquio?

Em meio a pandemia do coronavírus, qual o tamanho do risco de realizar as Olimpíadas em Tóquio?

Com o mundo inteiro tendo a preocupação com o coronavírus, qual o impacto de reunir milhares de pessoas em um mesmo local por conta dos Jogos Olímpicos?

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Estamos vivendo um momento onde diversas competições esportivas estão sendo suspensas ou mesmo canceladas. Mas até o momento não temos uma definição sobre os Jogos Olímpicos. E isso deixa uma pergunta no ar. Caso a competição seja mantida, qual poderá ser o impacto na saúde, pensando em toda situação que estamos vivendo com relação ao coronavírus?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O Torcedores fez um levantamento de alguns números importantes relacionados aos Jogos Olímpicos para ajudar a responder essa pergunta.

Inicialmente, vamos pensar na quantidade de atletas que devem estar presentes nos Jogos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conforme dados do sites “Brasil Escola”, tivemos mais de 10 mil atletas nos Jogos Olímpicos de 2016 realizados no Rio de Janeiro. E a previsão para os Jogos em Tóquio (se a data for mantida) é de mais de 11 mil atletas presentes.

Outro número relevante diz respeito a quantidade de turistas. O site do “Ministério do Turismo” apontou cerca de 500 mil turistas presentes para acompanhar as Olimpíadas.

Números do coronavírus

Robin Thompson, pesquisador da Universidade de Oxford especializado em matemática biológica, elaborou um estudo que prevê que uma pessoa infectada pode contaminar de três a cinco pessoas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que mais de 167 mil casos foram registrados até a última segunda (16) em todo mundo.

PUBLICIDADE

Já no Brasil, o Ministério da Saúde mostrou mais de 6 mil casos suspeitos no Brasil de segunda (16) para terça (17) de casos suspeitos.

PUBLICIDADE

Contágio nas Olímpiadas

Os números citados acima ajudam a entender o possível impacto que a saúde mundial pode ter, caso o coronavírus não esteja controlado.

Considerando os números acima, podemos estimar mais de 511 mil pessoas externas chegando para os Jogos Olímpicos. Isso sem considerar os funcionários envolvidos e o público local. Pessoas de todo o mundo, convivendo durante mais de 15 dias.

Sem o mapeamento prévio, podemos ter diversos casos de pessoas sem sintomas (assintomáticos), contagiando outras pessoas.

Se 1% desse público de outros países chegar ao Japão com o coronavírus ou alguma outra doença contagiosa, já teremos mais de 5 mil pessoas com coronavírus. Pessoas capazes de repassar a doença para quem estiver participando ou assistindo os Jogos, aumentando muito essa contagem.

PUBLICIDADE

Lembrando que estas pessoas vão retornar posteriormente ao seus países de origem, Seria algo de proporções ainda maiores do que estamos vivendo atualmente em todo o globo.

Mais informações das Olimpíadas de Tóquio

Com início previsto para 24 de julho não sabemos se as Olimpíadas de Tóquio serão disputadas. Apesar do COI (Comitê Olímpico Internacional) informar que os Jogos estão mantidos, não está descartado um adiamento da edição de 2020.

LEIA MAIS

Coronavírus: saiba os esportistas que testaram positivo

Tóquio se prepara para oferecer novidades tecnológicas nas Olimpíadas 2020

PUBLICIDADE
Better Collective