Home Futebol Entenda a matemática do Corinthians para se classificar no mata-mata do Paulistão

Entenda a matemática do Corinthians para se classificar no mata-mata do Paulistão

Com o empate em casa, o Corinthians deverá vencer as duas últimas partidas da fase de grupos e ainda torcer para que rival do grupo não pontue mais

Carlos Alberto Jr
Colaborador do Torcedores.com.

Com a empate por 1×1 com o Ituano, o Corinthians alongou seu jejum, agora para seis partidas sem vencer no Campeonato Paulista, e complicou ainda mais a missão de buscar uma vaga às quartas de final. Neste domingo (15), na Arena vazia devido a precaução pelo coronavírus.

PUBLICIDADE

Com o meu BMG Corinthians o seu time sempre ganha. Abra sua conta!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE

O resultado na Arena garantiu as classificações antecipadas de São Paulo e Bragantino. Corinthians e Ituano seguem com chances, mesmo que cada vez mais remotas. O alvinegro é o terceiro do Grupo D, com 11 pontos. O Ituano é o último no Grupo C, com 10 pontos. As duas equipes também lutam contra o rebaixamento neste momento.

A duas rodadas do fim da primeira fase, o Corinthians tem pela frente Palmeiras (casa) e Oeste (fora). O Ituano pegará a Ferroviária (casa) e Santo André (fora). As datas ainda são incertas devido a iminente paralisação da competição por causa das medidas de prevenção ao coronavírus.

Chances de classificação

Com o resultado, o Timão chega ao aproveitamento de 36,7% dos pontos possíveis. Os dois piores times do Campeonato Paulista são rebaixados: atualmente o Botafogo tem 8 pontos e a Ponte Preta tem 7 (a Macaca ainda joga na segunda-feira o clássico com o Guarani).

PUBLICIDADE

Em caso de vitória do Guarani – que tem 13 pontos – no dérbi de Campinas, o Timão fica virtualmente desclassificado da fase mata-mata do Paulista, uma vez que o Bugre somará 16 pontos e o Corinthians teria que vencer as duas últimas rodadas para chegar aos mesmos 17 pontos do atual líder do grupo Bragantino e torcer para que o alviverde campinense não pontue e nem aumente o saldo de gols.

Chances de se salvar da degola

No caso de resultado inverso no clássico de Campinas as chances do Corinthians se classificar podem aumentar, entretanto, também crescerá o risco de rebaixamento do tricampeão estadual caso repita os tropeços nas rodadas finais da primeira fase da competição.

Neste cenário hipotético, o Corinthians ainda estaria acima de quatro equipes de fora da zona de rebaixamento: Ituano, Oeste e Inter de Limeira com 10 pontos, e Ferroviária, com 11.

O perigo fica um pouco menor pelo fator tabela: a Ferroviária pega o Ituano e Inter de Limeira nas duas últimas rodadas. Além desses confrontos, o Oeste, que também tem 10 pontos, encara a Inter de Limeira e o próprio Corinthians na última rodada.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Tiago Nunes lamenta gol sofrido pelo Corinthians: “só os deuses do futebol explicam”

Carlos Cereto detona Corinthians de Tiago Nunes: “Já está passando vergonha”

Vagner Love aponta jogadores como principais responsáveis de má fase do Corinthians: “A culpa é nossa”