Home Futebol Federação Portuguesa de Futebol dá como encerrado campeonatos da base

Federação Portuguesa de Futebol dá como encerrado campeonatos da base

Decisão em Portugal foi tomada por conta da pandemia do novo coronavírus

Vinícius Rodrigues Alves
Advogado por formação, roqueiro de criação e escritor por opção!

Portugal foi o primeiro país a se posicionar sobre a continuidade ou encerramento de torneios esportivos na atual temporada.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu nessa sexta-feira (27) dar como encerrados todos os campeonato das categorias de base do país.

Por conta da pandemia da Covid-19, todos os torneios de futebol e futsal até a categoria sub-19 estão finalizados.

PUBLICIDADE

Dessa maneira, ficou também decidido que não serão atribuídos títulos nessas competições, bem como também não haverá acessos e rebaixamentos de equipes.

A medida foi tomada por conta da complexa situação vivida em Portugal, que atualmente se vê em estado de emergência.

A decisão da Federação Portuguesa de Futebol foi apoiada pelas 22 Associações Distritais e Regionais, que também tornarão sem efeitos todas as suas competições de categorias de base de futebol e futsal.

CONFIRA O COMUNICADO NA ÍNTEGRA

PUBLICIDADE

Tomada decisão que visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol.

  1. Em 10 de março de 2020 a Federação Portuguesa de Futebol determinou a suspensão de todas as provas nacionais dos escalões de formação de futebol e futsal entre 14 e 28 de março, quando foram confirmados 41 casos de infeção por coronavírus em Portugal.

     

  2. Através do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, foi determinada a suspensão de atividades letivas e não letivas e formativas com presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário de educação pré-escolar, básica, secundária e superior e em equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou deficiência.

     

  3. Tal medida iniciou-se no dia 16 de março de 2020 e será reavaliada no próximo dia 9 de abril de 2020, podendo ser prorrogada após reavaliação.

     

  4. O país encontra-se, atualmente, em Estado de Emergência, regime que irá vigorar até ao dia 2 de abril, prazo que, como é do conhecimento público, poderá vir a ser igualmente prorrogado.

     

  5. Sendo bem provável que as medidas referidas nos pontos 3 e 4 sejam estendidas no tempo e que persiste uma ligação indissociável entre a Escola e o Desporto, entendeu a Federação Portuguesa de Futebol que a prioridade de pais, avós, filhos e netos deve ser, obviamente, a de se dedicarem à proteção uns dos outros e às exigências escolares, em nome do direito à proteção da saúde.

     

  6. Por tudo o que antecede, deliberou a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, após auscultar os seus associados, que devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato.

     

  7. Deste modo, não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas.

     

  8. A complexidade da situação que resulta do estado de emergência vigente em Portugal conduziu a esta decisão da Federação Portuguesa de Futebol, em que é acompanhada pelas 22 Associações Distritais e Regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal.

     

  9. A decisão agora tomada visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol, salvaguardando-os e a todos os seus familiares de perigos bem presentes. Desta forma, assegurar-se-á o valor primordial da saúde e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis.

     

  10. Reconhecendo o inestimável papel dos clubes, enquanto formadores de jogadores de futebol, mas ainda de jovens e crianças, está a Federação Portuguesa de Futebol certa do seu apoio a esta medida excecional. Também eles, em segurança e estabilidade, estarão aptos a preparar da melhor forma possível a época 2020/21.

     

  11. As restantes competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol permanecem suspensas.

     

  12. A situação provocada pela pandemia do Covid-19 continuará a ser monitorizada pelo grupo de emergência criado pelo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que poderá rever – ampliando ou reduzindo – as medidas agora implementadas.

LEIA MAIS

 Mirassol relembra vitória de 6 a 2 sobre o Palmeiras: “7 anos da nossa maior goleada”

Toni Kroos inova e faz circuito com cones para manter a forma

PUBLICIDADE

Treinador da Argentina diz que Messi ficou no banco em eliminação na Copa de 2006 pelo tamanho: “Era preciso alguém alto”