Home Basquete LeBron, Shaq, Magic e mais: 15 jogadores draftados em 1ª escolha que brilharam na NBA

LeBron, Shaq, Magic e mais: 15 jogadores draftados em 1ª escolha que brilharam na NBA

Altas expectativas em torno da primeira escolha no Draft se justificaram no decorrer da liga

Daniel Gois
Estudante de jornalismo da Universidade Católica de Santos. No Torcedores desde janeiro de 2017, escreve sobre futebol, basquete, formula 1 e eventualmente games.

Ser a primeira escolha no Draft da NBA é para poucos. O desempenho no basquete universitário e em escolas de ensino médio americanas são cruciais para o ranqueamento na cerimônia, uma das mais tradicionais no esporte americano. Confira 15 primeiras escolhas de Draft que brilharam na liga.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Oscar Robertson – 1960

Conhecido como “Big O”, Robertson foi escolhido pelo Cincinnati Royals (hoje Sacramento Kings), clube que permaneceu por dez temporadas. Em 1964, conquistou o MVP da temporada regular. Sua marca na liga foram os triplo-duplos: 181 ao longo de toda a carreira. Foi campeão da NBA em 1971 com o Milwaukee Bucks, ao lado de Kareem Abdul-Jabbar.

PUBLICIDADE

Kareem Abdul-Jabbar – 1969

Maior pontuador da história da NBA, “KAJ” foi selecionado pelo Milwaukee Bucks, franquia que permaneceu por seis temporadas. O título de 1971, conquistado ao lado de Oscar Robertson, é o único da história dos Bucks. Em 1975, Kareem trocou os Bucks pelo Los Angeles Lakers, onde atuou por mais 14 anos e conquistou outros cinco títulos. Encerrou a trajetória na liga com 38.387 pontos.

Magic Johnson – 1979

O armador fez história no Los Angeles Lakers, conquistando cinco títulos ao lado de Kareem Abdul-Jabbar, e figurando entre os grandes nomes da história da NBA. Esteve no chamado Dream Team de 1992, quando a equipe americana brilhou nas Olimpíadas de Barcelona. Magic teve a carreira interrompida após testar positivo para HIV.

PUBLICIDADE

James Worthy – 1982

Outra peça importante nos Lakers ao lado de Kareem e Magic. Worthy jogou toda sua carreira na equipe californiana. Foi MVP das finais da NBA de 1988, quando os Lakers derrotaram o Detroit Pistons, que tinha Isiah Thomas, Joe Dumars e Dennis Rodman. Após a aposentadoria em 1994, Worthy foi homenageado pelos Lakers, que retirou o número 42 de atividade.

Hakeem Olajuwon – 1984

Nascido na Nigéria, Olajuwon foi draftado pelo Houston Rockets, time que defendeu por 17 anos. Foi protagonista da equipe californiana nos títulos de 1994 e 1995, onde também foi eleito MVP das finais. O pivô encerrou a carreira na NBA com médias de 21.8 pontos, 11.1 rebotes e 3.1 tocos por partida.

PUBLICIDADE
NBA

Olajuwon atuando pelos Rockets em 1996 (foto: Andy Lyons/Allsport/Getty Images)

Patrick Ewing – 1985

No ano seguinte à escolha de Olajuwon, o New York Knicks selecionou o jamaicano Patrick Ewing como primeira escolha do Draft. Ele esteve com Magic Johnson no Dream Team. Durante os 17 anos na NBA, Ewing jogou quinze deles na equipe novaiorquina e foi escolhido por 11 vezes para o All-Star Game. Ainda passou por Orlando Magic e Seattle SuperSonics antes de se aposentar.

David Robinson – 1987

Ao lado de Olajuwon, Robinson é um dos únicos atletas a anotar um quadruplo-duplo na NBA. O feito aconteceu no dia 17 de fevereiro de 1994, quando o pivô marcou 34 pontos, 10 rebotes, 10 assistências e 10 tocos na vitória do San Antonio Spurs sobre o Detroit Pistons. Robinson jogou apenas nos Spurs, onde conquistou dois títulos da NBA (1999 e 2003) e um MVP de temporada regular (1995).

PUBLICIDADE

Shaquille O`Neal – 1992

Um dos grandes homens de garrafão que a NBA já viu, Shaq foi draftado pelo Orlando Magic, onde permaneceu por quatro anos. O auge foi no Los Angeles Lakers, entre 1996 e 2004, onde conquistou três títulos, sendo MVP das finais em todos. Depois, O`Neal ainda foi campeão pelo Miami Heat, em 2006. Os dois times aposentaram os números utilizados por Shaquille O`Neal (34 nos Lakers e 32 no Heat).

NBA

Shaquille O’Neal em ação pelos Lakers no ano de 1997 (foto: Jamie Squire/Allsport/Getty Images)

Chris Webber – 1993

Draftado pelo Golden State Warriors, Webber se destacou atuando pelo Sacramento Kings, entre 1998 e 2005. Foi o líder de rebotes da NBA na temporada 1999, com média de 13 por jogo. Ao término da carreira, Webber teve o número 4 aposentado pelos Kings. Foi escolhido cinco vezes para o All-Star Game.

PUBLICIDADE

Allen Iverson – 1996

No Draft de 1996, saíram nomes como Kobe Bryant, Steve Nash e Ray Allen. Mas o escolhido do Philadelphia 76ers foi Allen Iverson. Com 1,83m, o ala-armador infernizou as defesas rivais nos 14 anos que permaneceu na NBA, sendo 11 no time da Pensilvânia. Iverson foi MVP na temporada regular de 2001 e onze vezes escolhido para o All-Star Game. Terminou a carreira com médias de 26.7 pontos, 3.7 rebotes e 6.2 assistências por jogo.

Tim Duncan – 1997

Regularidade e conquistas marcaram a carreira de Duncan nos 19 anos que defendeu o San Antonio Spurs. Foram cinco títulos da NBA, três MVPs de finais e dois MVPs de temporada regular. Encerrou a carreira com médias de um duplo-duplo por jogo (19 pontos, 10.8 rebotes e 3 assistências).

PUBLICIDADE

LeBron James – 2003

Tudo começou no Cleveland Cavaliers, em 2003. Mesmo sem passar pelo basquete universitário, LeBron James causou impacto imediato na NBA, sendo eleito o calouro do ano na temporada de estreia. É o terceiro maior pontuador da liga de todos os tempos, com 34,087 pontos, e possibilidade de ultrapassar Karl Malone e Kareem Abdul-Jabbar ao final da carreira. LeBron tem três títulos, sendo MVP das finais em todos, além de quatro MVPs de temporada regular.

NBA

LeBron James em quadra pelos Lakers (Foto: Reprodução/Facebook Oficial do Los Angeles Lakers)

Dwight Howard – 2004

Escolhido pelo Orlando Magic em 2004, Dwight Howard permaneceu por oito anos na equipe da Flórida, onde se colocou entre os principais jogadores de garrafão da NBA. Manteve médias de um duplo-duplo por jogo (pontos e rebotes) em 14 temporadas consecutivas. Além do Magic, Howard teve passagem por Atlanta Hawks, Washington Wizards, Houston Rockets, Charlotte Hornets e atualmente está no Los Angeles Lakers.

PUBLICIDADE

Kyrie Irving – 2011

Ao lado de LeBron James, Irving foi um dos responsáveis pelo título do Cleveland Cavaliers em 2016. Foram seis temporadas na equipe de Ohio, seguidos de duas no Boston Celtics. No mesmo Draft de Irving, também vieram nomes como Klay Thompson, Kawhi Leonard, Kemba Walker e Jimmy Butler.

Anthony Davis – 2012

Draftado pelo New Orleans Pelicans, Davis se tornou um dos nomes dominantes no garrafão da NBA. Já foi escolhido por sete vezes para o All-Star Game e, desde a temporada 2013-14, ostenta médias acima de 20 pontos e 10 rebotes por partida. Ao lado de LeBron James, é o principal atleta do atual Los Angeles Lakers.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS SOBRE NBA

Saiba quais são os números aposentados pelo San Antonio Spurs

Por conta do Coronavírus, NBA estuda adiar o Draft de 2020

As 5 maiores rivalidades entre jogadores da história da NBA