Home Futebol Maldonado pode ser auxiliar de Felipão em caso de acerto com o Colo-Colo

Maldonado pode ser auxiliar de Felipão em caso de acerto com o Colo-Colo

Claudio Maldonado é ex-jogador e ídolo da torcida do Colo-Colo

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Colo-Colo pode ter um novo nome para a comissão técnica em 2020. Logo, o clube pode contratar Cláudio Andrés Maldonado para trabalhar com o técnico Luiz Felipe Scolari. A exigência do brasileiro tem relação ao conhecimento que o ex-jogador tem sobre o futebol chileno. Além isso, Maldonado é ídolo no clube que o revelou. Por outro lado, Felipão não faz planos para mexer em seus homens de confiança. Dessa forma, o treinador também levaria Carlos Pracidelli e Paulo Turra para exercer a mesma função. No entanto, o treinador aguarda o avanço das negociações para indicar um analista de desempenho, preparador de goleiros e também um preparador físico.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Em 2019, Claudio Andrés Maldonado, de 40 anos, finalizou o curso para tirar a Licença Pro da CBF. Posteriormente, ele obteve a Licença A, para trabalhar no futebol brasileiro. Em entrevista ao Torcedores.com, o chileno, que atualmente é auxiliar-técnico de Maurício Barbieri no CSA, negou ter sido procurado pelo estafe de Luiz Felipe Scolari. Por outro lado, não escondeu a admiração pelo pentacampeão.

“O Felipão é muito meu amigo. Ele abriu as portas do Palmeiras para fazer estágio. Estou acompanhando todas as informações em relação a negociação dele com o Colo-Colo, mas eu não posso te falar nada se vou ou não retornar para o clube. Sou muito grato ao Maurício Barbieri pelo convite para integrar a sua comissão técnica no CSA. É muito bom seguir escrevendo minha história aqui no futebol brasileiro. Me sinto um privilegiado pela oportunidade que me foi oferecido pelo CSA. O clube tem uma excelente estrutura e ambição para retornar à elite do futebol brasileiro. O planejamento é desafiador e pretendo fazer parte dele”, revelou.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Antes de virar assistente do CSA, Maldonado fez estágio em três clubes brasileiros. Além do Palmeiras de Felipão, ele também esteve no Corinthians. O chileno, inclusive, disse que os métodos de trabalho de Fábio Carille e Luiz Felipe Scolari são bem semelhantes.

“Aprendi muito sobre organização do time e concentração. O sistema de trabalho como um todo desde as indicações de reforços até o gerenciamento do elenco. Eles nunca esconderam nada de mim. Dividiram tudo comigo durante meu estágio e isso é muito bom. Eles são treinadores muito organizados e gostam de viver o clube, trabalham de forma parecida e isso me chamou muito a atenção”, disse.


Veja também:

Libertadores: Veja quais são os brasileiros com mais participações na competição
Confira a lista atualizada de todos os campeões da Libertadores
Conmebol divulga novo ranking da Libertadores com quatro brasileiros no top-10

PUBLICIDADE

Maldonado também fez estágio no Santos. Foi levado por Renato, ex-volante do clube, e atualmente integrante da comissão técnica permanente do Peixe. Ele elogiou o trabalho realizado por Jorge Sampaoli no futebol brasileiro. Afinal, o argentino, que foi contratado esta semana pelo Atlético-MG, conduziu o clube da Baixada Santista ao vice-campeonato brasileiro em 2019.

“Estou me atualizando sobre as ideias e conceitos do Sampaoli. Fez um excelente trabalho com a seleção chilena. O Sampaoli está colocando em prática toda a sua filosofia e o que ele pensa sobre o futebol. Estou na torcida para que ele faça um grande trabalho no Atlético”, disse.

Com passagem marcante pelo Cruzeiro, Maldonado fez questão de lembrar que o time que foi comandado por Vanderlei Luxemburgo. Segundo o chileno, o time celeste tinha o estilo de jogo que o inspira, mas ressalta a necessidade de fazer algumas adaptações.

“Aquele Cruzeiro tinha muito talento individual. Alex, Deivid, além do Aristizábal eram os craques do time. O Luxemburgo tinha um excelente grupo. Enfim, existia até uma disputa saudável interna para saber quem seria relacionado para o jogo seguinte. Eu gostava muito do esquema 4-3-3. Além disso, o time tinha laterais velozes e bons cabeceadores. Definitivamente foi o time que mais me marcou no futebol brasileiro. Com a modernização do futebol, seria necessário fazer alguns ajustes no trabalho físico e técnico. Porém, nunca deixaria de lado a verdadeira essência do estilo de jogo praticado aqui no Brasil”, finalizou.

PUBLICIDADE

A carreira de Maldonado

Claudio Maldonado passou por grandes clubes do futebol brasileiro. Entre 2000 e 2013, ele atuou por São Paulo, Cruzeiro, Santos, Flamengo e Corinthians. Nesse ínterim, conquistou o Mundial de Clubes (2012), Recopa Sul-Americana (2013), Campeonato Brasileiro (2003 e 2009), Copa do Brasil (2003), Torneio Rio-São Paulo (2001), Carioca (2009 e 2011), Mineiro (2003, 2004 e 2006), além do Paulista (2000, 2006, 2007 e 2013).

O chileno, inclusive, também teve passagem pelo Fenerbahçe. Maldonado atuou por duas temporadas no futebol da Turquia. Por lá, venceu a Supertaça Turca jogando ao lado dos brasileiro Alex, Deivid, Roberto Carlos e Edu Dracena.

LEIA MAIS: