O Japão está a alguns meses da realização dos Jogos Olímpicos. Para ser mais preciso, a competição começa oficialmente já no próximo dia 24 de julho. Até lá pode até pode parecer que falta muito tempo, mas os organizadores estão bem preocupados. E essa preocupação responde pelo nome de coronavírus. O COVID-19 é o atual pesadelo dos Jogos Olímpicos.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Pensando nisso, governantes do país estão adiando ou até mesmo cancelando eventos esportivos para evitar a propagação da doença pelo país. Os eventos que não estão sendo adiados, estão ocorrendo sem a presença de público. Ou seja, grandes competições que costumam atrair multidões estão acontecendo com as arenas vazias no país do sol nascente.
É o caso, por exemplo, do beisebol. Trata-se de um dos esportes mais populares do país. Mas as partidas da pré-temporada estão acontecendo em estádios vazios. Esta sábado (29) foi um dia significativo neste sentido. O time do Chiba Lotte Marines recebeu a equipe do Rakuten Eagles. Nenhum espectador estava nas arquibancadas. O barulho do jogo se tornava portanto ensurdecedor.
Um dos times mais populares do país, o Yomiuri Giants, também jogou na noite deste sábado no Japão. Mas o time que costuma levar mais de 50 mil espectadores para o Dome Tokyo teve que jogar com os portões fechados. A imagem das arquibancadas vazias foi o grande destaque na imprensa japonesa neste domingo (1).
Precaução
Membros de associações esportivas não estão escondendo a preocupação com a situação. Isso porque o Japão é um dos países mais afetados pelo novo coronavírus no mundo. Além disso, o país foi um dos poucos que já registrou mortes fora da China. Eventos como J-League, que é a principal liga de futebol masculino do país, está sofrendo com o adiamento das partidas.
A preocupação obviamente vai muito além do esporte. Na última quinta-feira (27), o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, pediu que todas as escolas do ensino fundamental e médio do país fossem fechadas até, pelo menos, o final do mês de março. O objetivo é ajudar no controle da propagação do vírus.
Seja como for, os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio ainda garantem que a competição segue com o seu cronograma inalterado.
LEIA MAIS
Son Heung-min ficará em quarentena por coronavírus quando retornar ao Tottenham

