Home Games Nem Sonic, nem Alex Kidd, conheça mais do primeiro mascote da SEGA

Nem Sonic, nem Alex Kidd, conheça mais do primeiro mascote da SEGA

Apesar do que muita gente pode imaginar, o primeiro mascote da SEGA, que completa 60 anos em 2020, não foi Sonic, nem Alex Kidd, vamos conhecer mais quem foi

Luiz Mutschele
Colaborador do Torcedores.com.

Comemorando 60 anos de fundação em 2020, a SEGA traz muitas histórias curiosas e inusitadas nos seus primórdios no mundo dos games e talvez uma das principais seja relativa ao seu mascote. Quando pensamos na marca, o primeiro personagem que nos vem a mente é Sonic, que se tornou a cara da companhia e foi por muitos anos o principal rival de Mario (e hoje dividem diversos jogos, como o tempo passa).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Especialmente para os brasileiros, um outro personagem vem a mente: Alex Kidd. O garotinho orelhudo de macacão vermelho era a cara do Master System e foi por um período (antes da criação de Sonic), o mascote oficial da SEGA. Entretanto apesar do que se imagina, não foi ele o primeiro da companhia, mas sim uma navezinha senciente com asas, que tinha o nome de Opa-Opa.

A história de seu primeiro jogo, o Fantasy Zone é pra lá de profunda, apesar de ser um jogo relativamente simples, confira abaixo (retirado do próprio jogo, que mostra essa narrativa quando você não dá start):

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“No ano espacial 6126, a Fantasy Zone entrou em pânico com o colapso de seu sistema financeiro interplanetário. O Conselho Espacial descobre e revala os planos do planeta Menon, cujas forças estão roubando os recursos monetários dos outros planetas para financiar a construção de uma fortaleza na Fantasy Zone. Opa-Opa é enviado para impedir o exército invasor e descobrir quem está por trás disso.”

O jogo inicialmente foi lançado para Arcade, mas logo chegou ao Master System e foi uma inovação para a época, especialmente por conta de seu sistema de jogo. Diferente dos jogos de nave tradicionais, onde o jogador normalmente segue em uma direção única, acompanhado a rolagem da tela, em Fantasy Zone era permitido que você fosse para qualquer um dos lado.

Nesse período a SEGA acabou adotando ele como seu mascote, em 1986. Entretanto isso durou apenas alguns meses, pois ainda nesse mesmo ano chegou Alex Kidd, que acabou tomando esse posto de Opa-Opa como a “cara da SEGA”.

PUBLICIDADE

Aparições de Opa-Opa

PUBLICIDADE

Apesar de sua curta estada como mascote, Opa-Opa foi um personagem bastante presente no universo da SEGA, tanto que para o Master System ele ainda recebeu mais dois jogos: Fantasy Zone 2 (no qual surge seu irmão Upa-Upa) e também Fantasy Zone: The Maze (uma versão de Pac-Man protagonizada pela navezinha).

Além disso ele também ganhou as telinhas, tornados-se parte da equipe de Zillion, anime lançado nos anos 80 pela SEGA, que tinha como intenção divulgar produtos que ela estava lançando, mas que acabou fazendo sucesso pela qualidade da história, confira abaixo um trecho de uma participação de Opa-Opa no desenho (fica aqui a sugestão: quem puder, acompanhe o anime Zillion, a história não é longa e é muito boa):

Além disso ele também apareceu no Mega Drive em Super Fantasy Zone, teve um jogo no Game Gear que tinha a participação de seu filho, o Opa-Opa Jr. Além deles ele apareceu em alguns remakes do próprio Fantasy Zone para 3DS, Playstation 2 e também em um jogo de corrida chamado Sonic & SEGA All Star Racing para Nintendo DS. Confira abaixo a gameplay, onde ele é piloto e também o próprio veículo:

Para os fãs de jogos de nave, tentar pelo menos uma vez o Fantasy Zone se você ainda não jogou é uma tentativa válida, pois trata-se de um verdadeiro desafio. O jogo não tem continue e depende de muita habilidade para passar as fases e chegar até o final.

PUBLICIDADE

Leia mais:

Playstation 5 não terá retrocompatibilidade total com PS 4 no lançamento

Mega Man X Dive será lançado para iOS e Andriod dia 24 de março

CEO da CD Project RED confirma novo jogo da franquia The Witcher

PUBLICIDADE

Xbox Series X terá total retrocompatibilidade com os jogos de One

Guilty Gear Strive: inscrições para o teste beta fechado já estão abertas

Better Collective