Home Futebol O que pode e o que não pode: um guia de como o Covid-19 afeta o esporte

O que pode e o que não pode: um guia de como o Covid-19 afeta o esporte

Veja o que é recomendado e o que não é para as pessoas que tem o esporte como hobby

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Covid-19, resultado da contaminação do novo coronavírus, deve mudar drasticamente a vida de todos nos próximos dias, já que a recomendação é de uma espécie de “auto-quarentena” para que o vírus não se dissipe por mais locais.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O Brasil tem menos recursos que países europeus para enfrentar o coronavírus, por isso a expectativa é que o país consiga conter uma contaminação em massa.

Para isso, vários locais estão fechando ou reduzindo contingente, empresas estão propondo home office, escolas públicas e privadas fecharam as portas e até canais de TV mudaram suas programações e tiraram programas ao vivo do ar.

PUBLICIDADE

O que pode fazer na quarentena?

Como o Brasil ainda não estipulou nenhuma medida oficial de quarentena, o pedido é que todos os cidadãos que puderem fiquem em casa para que não haja contaminação pelo Covid-19. O que tem sido chamado de “auto-quarentena” começou na segunda-feira (16) após sugestão do Ministério da Saúde. Mas o que fazer no período trancado em casa?

Jogar videogame, pode? Sim. E muito! Claro, sempre com cuidado e com o joystick único e sem compartilhamento com terceiros. Mas pode ser uma das melhores diversões do período.

Maratonar séries? Sim, também! Na mesma vibe dos games, vale muito assistir séries e filmes!

PUBLICIDADE

Resenha com os amigos? Não pode! A recomendação é que cada um fique em sua casa, a não ser que seja um pequeno grupo de pessoas e sem compartilhamento de copos, pratos, talheres. Ou seja, é melhor conversar pelas redes sociais!

Praticar esportes, pode? Não! Não é o momento de bater aquela pelada com os parceiros e parceiras, ter aquela partida de vôlei, basquete ou o que for. Não é o momento de trocar fluídos e contatos físicos, é exatamente assim que o coronavírus pode se disseminar e o Covid-19 se tornar um perigo ainda maior.

Fui para a pelada. Posso comemorar com os amigos? Jamais! Supondo que você ignorou a recomendação e foi para a pelada, bateu sua bola, marcou seu gol. Como comemorar? Nunca abraçar os companheiros de equipe! Sempre é bom lembrar que fluídos, contatos físicos, gotículas, entre outras coisas podem ser responsáveis pela contaminação.

Posso malhar? Claro! Mas em casa, com exercícios únicos e individuais. Não é o momento de ir à academia ou a parques onde podem conter pessoas contaminadas. É a hora de praticar home office até nos exercícios.

PUBLICIDADE

Como fica o mundo do esporte? O que, infelizmente, você não fará durante o período de quarentena para combater o Covid-19 será assistir a competições esportivas. Os campeonatos de futebol foram suspensos, tanto no Brasil quanto na Europa. Vôlei, basquete, tênis, tudo parou e não dá para acompanhar a jogos ao vivo. O que dá para fazer é acompanhar jogos históricos de vários esportes no Youtube e nos canais a cabo. A TNT e a ESPN anunciaram que transmitirão jogos antigos da Premier League, da Champions League e outros torneios importantes durante a quarentena.

O que fazer na quarentena? Veja dicas do Torcedores!

7 games sobre esporte para jogar durante quarentena do coronavírus

8 livros sobre o esporte para ler durante quarentena do coronavírus

PUBLICIDADE

Coronavírus: confira cinco dicas de exercícios para você realizar em casa na quarentena