Home Futebol “Os prejuízos serão grandes”, diz João Derly sobre a paralisação do Campeonato Gaúcho por causa do coronavírus

“Os prejuízos serão grandes”, diz João Derly sobre a paralisação do Campeonato Gaúcho por causa do coronavírus

Secretário de Esportes e Lazer do Rio Grande do Sul disse que o coronavírus está impactando os clubes pequenos do estado

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Bicampeão mundial de judô, ex-deputado federal e atual Secretário de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, João Derly vê com apreensão o impacto do coronavírus (COVID-19) no esporte brasileiro. Derly de 38 anos está mantendo sucessivos contatos com dirigentes, empresários e parceiros a fim de acompanhar as consequências dentro das instituições esportivas gaúchas.

PUBLICIDADE

Dirigentes dos “primos pobres” do Rio Grande do Sul estão apreensivos com à suspensão dos jogos e usam argumentos econômicos e a falta de datas para justificar os prejuízos. Além disso, os clubes de menor investimento estão preocupados com os prazos contratuais firmados com os atletas. Afinal muitos jogadores estão vinculados até o final do Campeonato Gaúcho.

“Os clubes menores não terão condições de pagar os atletas sem a renda dos jogos, de transmissão. O buraco é mais embaixo, tem que entrar na questão orçamentária e econômica para auxiliar. Os prejuízos serão grandes. Temos que olhar como os grandes eventos estão se portando. A NBA, por exemplo, está suspensa se não me engano até o final do ano. Isso influencia na economia, mas é uma questão de segurança”, revelou João Derly a “Rádio Grenal”.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

João Derly disse ainda que o esporte gaúcho está seguindo fielmente as recomendações do Ministério da Saúde e órgãos governamentais para conter a proliferação do coronavírus.

“A gente está se baseando muito nas informações que a nossa Secretária da Saúde está nos passando. Estamos agindo com prevenção para evitar ao máximo a transmissão. A orientação é ficar em casa e evitar eventos”, disse.

Apesar de ser impossível projetar novos casos de coronavírus, o cenário de apreensão atinge todos os setores da sociedade bem como a comunidade esportiva em todo o mundo. Com isso, o calendário de muitos atletas olímpicos foi prejudicado pela epidemia. A tensão no cenário esportivo, inclusive, preocupa o ex-atleta.

“Eu tive oportunidade de encontrar alguns atletas, separadamente, e eles estão bem preocupados. Alguns deles estão em plena preparação e busca pelo índice. O COI já deveria ter prorrogado”, disse.

PUBLICIDADE

Apesar da dúvida sobre o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, João Derly defende que a competição seja realizada no próximo ano. Afinal os atletas não terão e preparado de forma adequada para ir ao Japão.

“Isso vai interferir profundamente. Vamos falar aí em recordes: não vão ser batidos nestes Jogos Olímpicos porque a preparação não vai ser ideal. Eu acredito que os Jogos Olímpicos não têm como ser mantidos neste ano. Talvez em 2021”, finalizou.

A carreira política de João Derly

João Derly iniciou a carreira legislativa como vereador de Porto Algre no PC do B. Posteriormente foi eleito deputado federal pelo mesmo partido em 2014. Porém, deixou a legenda no ano seguinte para se filiar à Rede. Ele, no entanto, não conseguiu se reeleger pelo partido de Marina Silva. Atualmente está ligado ao PRB, e é um dos secretários do governador Eduardo Leite do PSDB.

LEIA MAIS: