Home Automobilismo F1 libera e pilotos poderão alterar design de capacete durante a temporada

F1 libera e pilotos poderão alterar design de capacete durante a temporada

Regra já havia sido fortemente criticada por Vettel e afetou Hamilton e Kvyat no passado

Yuri Bascopé
Colaborador do Torcedores

Os pilotos da Fórmula 1 poderão novamente alterar livremente o design de seus capacetes durante a temporada. A proibição no regulamento, que estava em vigor desde 2014, caiu ontem (6), em uma reunião do Conselho Mundial da FIA.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O regulamento anterior dizia que: “Para que os pilotos sejam facilmente diferenciáveis um dos outros enquanto estiverem na pista, o capacete de cada um deve, com a exceção de um evento de escolha do piloto, ser apresentado com a pintura substancialmente igual em todos os eventos da temporada. Uma mudança na pintura do capacete também será permitida se um piloto mudar de equipe durante a temporada”.

A proibição imposta em 2014 sofreu várias críticas no passado, principalmente de Sebastian Vettel, conhecido por usar um design diferente a cada corrida durante o seu período pré-Ferrari (2007 a 2013). Porém, o alemão encontrou um jeitinho de burlar a regra de 2014 em diante, alterando pequenos detalhes em seu capacete.

PUBLICIDADE

Durante a vigência da proibição, alguns pilotos chegaram a ser afetados. Em 2015, Lewis Hamilton foi proibido de usar um capacete nas cores da Petronas, no GP da Malásia. No ano passado, foi a vez de Daniil Kvyat ter seu desenho nas cores da Rússia proibido durante a corrida de Sochi.

PUBLICIDADE

Leia mais:

Helmut Marko condena acordo entre FIA e Ferrari e compara com a Fifa: “Proporções similares”

Fox Sports vai transmitir a MotoGP em 2020

Hexacampeã da Fórmula 1, Mercedes neutralizará emissões de carbono em 2020; Lewis Hamilton e Toto Wolff comemoram