Home Fitness Previna-se contra a gripe: conheça 7 alimentos ricos em vitamina C

Previna-se contra a gripe: conheça 7 alimentos ricos em vitamina C

Veja alguns alimentos para inserir na dieta e aumentar seus níveis de vitamina C

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.

O verão já acabou e, no outono, vem chegando a época de disseminação da gripe. É nariz escorrendo para cá e dor de cabeça para lá! Com a pandemia de coronavírus, ficou ainda mais importante se prevenir da doença, visto que os sintomas são bem parecidos.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Assim, além da vacinação, é importante investir em alimentos que combatam os efeitos do vírus. Nesse sentido, a vitamina C é uma aliada fundamental. A quantidade ideal do nutriente atestada por especialistas é de 100mg por dia. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que irão te ajudar a alcançar esse número. Confira!

Laranja

A laranja é um dos alimentos mais famosos quando se fala sobre vitamina C, já que a fruta possui boas concentrações do nutriente: cada unidade, tem em média, 50mg. Pode ser consumida diretamente ou no formato de suco, por exemplo. É importante lembrar-se de que, o cozimento em forma de bolos e tortas pode diminuir os níveis da vitamina.

PUBLICIDADE

Limão

O limão também é outra fruta muito conhecida como fonte da vitamina C. Também pode ser consumida no formato de suco ou até como tempero nas saladas. Além disso, é possível fazer tortas com o sabor azedinho do limão e jogar calda com o alimento, mantendo a concentração do nutriente.

Brócolis

Além da grande quantidade de proteínas, o brócolis também é uma excelente fonte de vitamina C. O alimento pode ser inserido em diversas refeições, consumido refogado ou como parte de outros pratos, como um crepe com queijo. Aproveite para colocar a criatividade gastronômica para trabalhar e faça suas receitas!

Acerola

A acerola, por mais que possa ser difícil de encontrar para comprar em certas regiões, é uma fruta com alta concentração de vitamina C. Nesse sentido, o alimento também contém nutrientes que ajudam na melhora do sistema imunológico, ajudando o corpo a enfrentar possíveis doenças. Como outras opções, o suco de acerola é bastante saboroso e pode ser consumido junto com as refeições ao longo do dia.

Pimentão amarelo

O alimento pode ser um bom integrante de saladas. Nesse sentido, o seu consumo é fácil. Por isso, é viável utilizá-lo nas principais refeições do dia, como almoço e jantar. Outras opções, como o pimentão verde e o vermelho, possui concentração de outros nutrientes, como cálcio e ferro.

PUBLICIDADE

Couve

Mais um integrante da salada que aumenta seus níveis de vitamina C: a couve. Assim, você pode montar um bom prato, com alface, couve, pimentão amarelo e um toque de limão, que tal? Apenas é importante reforçar para não ultrapassar o limite diário de ingestão da vitamina.

Morango

Para finalizar as suas refeições, adicione morangos. São várias as opções de sobremesas que se utilizam da fruta, como o cheesecake. Se quiser manter a dieta, consuma apenas o morango, que – com moderação – não irá adicionar grandes quantidades de calorias.

É importante ressalta que o consumo de vitamina C procura equilibrar a dieta e proporcionar uma vida mais saudável. A inserção desses alimentos no dia a dia não é uma garantia contra a aquisição da doença e não substitui cuidados e prevenções indicados pelas autoridades do assunto.

LEIA MAIS

Intestino preso? Veja 8 alimentos que ajudam no tratamento do problema

PUBLICIDADE

Saúde e beleza: 5 alimentos que fazem bem para a pele