Home Futebol PSG supera City e é o clube com maior poder financeiro do mundo

PSG supera City e é o clube com maior poder financeiro do mundo

Relatório do Soccerex divulgado em fevereiro destaca crescimento no primeiro ano de Neymar no clube

Felipe Gomes da Costa
Colaborador do Torcedores.com.

O Paris Saint-Germain é o clube de maior poder financeiro no mundo. A constatação é feita pelo Soccerex Football Finance 100, relatório anual produzido pela Soccerex, organização especializada na avaliação de negócios do futebol. Recheada de estrelas, como o atacante Neymar, a equipe francesa ultrapassou o Manchester City, que liderou o estudo por três anos.

O poder do PSG

O índice elaborado pela consultoria britânica foi divulgado em fevereiro de 2020, e tem como base os balanços relativos à temporada 2017 /2018 (julho a junho), último ano financeiro global disponível no mercado. Para complementar o relatório final, a instituição utilizou outras fontes oficiais, como valores de transferência de jogadores, relatórios da UEFA e mídia especializada. O período analisado é justamente o primeiro ano de Neymar no clube francês. O brasileiro foi contratado em agosto de 2017.

PUBLICIDADE

O relatório do Soccerex segue a linha de crescimento do PSG já mencionada pelo estudo Deloitte Football Money League, da consultoria Deloitte. porém com diferentes tipos de análise e foco na metodologia de estudo.

A pontuação obtida pelo PSG no relatório do Soccerex é de 5,318 no Índice de Finanças Financeiras (FFI), que leva em consideração cinco principais variáveis de receita como:

PUBLICIDADE
  • Ativos de jogo (jogadores);
  • Ativos tangíveis e dinheiro (estádios, centros de treinamento e outras propriedades do clube);
  • Dinheiro no banco;
  • Investimento potencial do proprietário;
  • Dívida Líquida.

Ultrapassagem no ranking

O Manchester City, que liderou todas as classificações anteriores nos últimos três anos, ficou em segundo lugar do estudo atual, com uma pontuação da FFI de 5,197.

De acordo com os dados, a posição dos clubes é justificada, em grande parte, pelo vasto recurso financeiro de seus respectivos proprietários. Juntos, os times valem mais de 1 bilhão de euros.

O relatório menciona que o PSG ultrapassou o Manchester City graças a um nível aprimorado de gestão financeira, permitindo ao clube aumentar suas reservas de caixa e reduzir os níveis de dívida. Isso foi feito, segundo o estudo, por meio de uma combinação de vendas e suporte de jogadores, que elevaram o capital social do clube para 316 milhões de euros.

O aumento anual nas reservas de caixa do PSG foi cinco vezes o aumento nas do Manchester City. A maior mudança, porém, foi em termos de dívida, onde o PSG conseguiu uma redução de 70 milhões de euros, enquanto os níveis de dívida do Manchester City aumentaram em mais de € 90 milhões.

PUBLICIDADE

Ranking

Confira a lista dos dez clubes com maior poderio financeiro do mundo:

  1. PSG (FRA) – 5.318
  2. Manchester City (ING) – 5.197
  3. Bayern de Munique (ALE) – 3.888
  4. Tottenham (ING) – 3.441
  5. Real Madrid (ESP) – 3.336
  6. Arsenal (ING) – 3.150
  7. Chelsea (ING) – 2.893
  8. Liverpool (ING) – 2.616
  9. Juventus (ITA)- 2.195
  10. Borussia Dortmund (ALE) – 2.154

Leia mais: Gabigol, Borja e Jô; saiba os artilheiros das últimas 10 edições de Libertadores

Renata Saporito: Com Flamengo favorito, clubes brasileiros iniciam caminhada na fase de grupos da Libertadores