Home Futebol Reduto de “medalhões”, Brasiliense já fez final de Copa do Brasil e disputou Série A; relembre

Reduto de “medalhões”, Brasiliense já fez final de Copa do Brasil e disputou Série A; relembre

Atualmente reduto de veteranos como Edno e Zé Love, o Brasiliense já foi vice-campeão da Copa do Brasil e disputou a Série A do Brasileirão. Relembre a época de glórias do Jacaré.

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.

O Brasiliense, clube que disputa a Série D do Brasileirão, anunciou a contratação do meia Douglas. O jogador, ex-Grêmio e campeão da Libertadores pelo Timão, chega a Taguatinga para compor um elenco já formado por veteranos.

PUBLICIDADE

Neto Baiano, Edno, Zé Love e agora, Douglas, são nomes com projeção nacional que defendem o clube do Distrito Federal. Além da Série D, o Brasiliense disputa o Campeonato Brasiliense, a Copa do Brasil e a Copa Verde.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O vice-campeonato da Copa do Brasil

O Brasiliense Futebol Clube foi fundado em 2000. A equipe teve uma ascensão meteórica no futebol brasileiro. Logo em sua primeira Copa do Brasil, em 2002, chegou à final do torneio. No caminho, enfrentou e derrotou Náutico, Fluminense e Atlético-MG.

PUBLICIDADE

Nas finais, a equipe enfrentou o Corinthians. No primeiro jogo, no dia 8 de maio de 2002, perdeu no Morumbi por 2 a 1. Os dois gols alvinegros foram marcados por Deivid. Já o tento do Jacaré foi anotado por Maurício.

A partida foi marcada por polêmicas envolvendo o árbitro Carlos Eugênio Simon. No primeiro tempo, Wellington Dias sai livre na cara do goleiro corinthiano. O juiz, então, anota impedimento; lance muito questionado pelo Brasiliense. No segundo gol alvinegro, os jogadores do Jacaré também reclamaram de uma falta cometida por Gil, ainda no início da jogada.

A segunda partida das finais, disputado em 15 de maio de 2002, aconteceu no estádio Boca do Jacaré. Para as mais de 32 mil pessoas presentes, bastava uma vitória por 1 a 0 para o Brasiliense ficar com o título. Demorou, mais o gol do time da casa saiu aos 42 minutos de jogo, com Wellington Dias.

Já no segundo tempo, Deivid empatou o jogo. O time do Brasiliense até tentou, mas não conseguiu vencer a partida. No fim, ficou o saldo positivo da grata surpresa do centro-oeste brasileiro que, já em sua primeira participação, conseguiu chegar em uma final a nível nacional.

PUBLICIDADE

A Série A do Brasileirão

Em 2004, após uma escalada pelas divisões do nacional, o Brasiliense foi campeão brasileiro da série B. No quadrangular final, enfrentou grandes do Brasil: Bahia, Avaí e Fortaleza. Com o título, o time também conseguiu o acesso à série A do campeonato.

Assim, no ano de 2005, a equipe teve seu primeiro ano na elite do futebol brasileiro, disputando a Série A do Brasileirão. O objetivo principal era manter-se entre os principais times do futebol nacional. Porém, logo após a primeira participação, o time caiu para a segunda divisão e ainda não retornou ao pelotão da série A.

Leia mais:

6 veteranos que podem ser úteis ao futebol brasileiro

PUBLICIDADE