Home Futebol Cobrança ao elenco e resultados em campo: saiba o aproveitamento, time-base e desafios que o São Paulo terá na pausa por coronavírus

Cobrança ao elenco e resultados em campo: saiba o aproveitamento, time-base e desafios que o São Paulo terá na pausa por coronavírus

Principal desafio do São Paulo quando a bola voltar a rolar é não sofrer com a falta de ritmo de jogo. Tricolor já está classificado para as quartas do Paulistão e irá buscar avançar da fase de grupos da Libertadores.

Rodrigo de Azevedo
Paulistano. Formado em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente mora em Salvador.

O futebol brasileiro está paralisado devido ao surto de coronavírus que se espalhou mundo. Mas, até a pausa das competições, o São Paulo viveu um misto de desconfiança, oscilação e resposta à torcida nestes dois primeiros meses com bola rolando.

PUBLICIDADE

Após 10 rodadas, o clube já está garantido na próxima fase do Campeonato Paulista, liderando o Grupo C da competição, com 18 pontos.

Além disso, a equipe se recuperou da derrota na altitude contra o Binacional, pela Libertadores, após vencer a LDU no Morumbi. Agora, o Tricolor aparece na vice-liderança da chave, com 3 pontos, atrás apenas do River Plate.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Campanha até o momento

Ao longo da temporada 2020, o São Paulo demorou para demonstrar uma sequência regular dentro de campo. O treinador Fernando Diniz soube implementar a sua filosofia de valorizar o toque de bola e ser ofensivo no ataque. Mas o que se viu, no entanto, foi uma equipe com muita posse de bola, que criava diversas chances de gol, só que tinha dificuldades para marcar gols e decidir o placar.

Essa impressão foi quebrada na 7ª rodada do Paulistão, em 22/02, quando Alexandre Pato desencantou fazendo dois gols (ele não marcava desde agosto de 2019) e o São Paulo goleou o Oeste por 4×0, fora de casa.

O último jogo antes da paralisação foi um novo teste. O clássico contra o Santos, pela 10ª rodada do estadual, podia classificar o clube para a próxima fase ou aumentar a desconfiança sobre o time. O que prevaleceu foi a iniciativa de Diniz. Isso porque, mesmo em um Morumbi com portões fechados, o Santos vencia o jogo até o intervalo.

Mas, com um a mais desde o fim da primeira etapa, Diniz ousou ao substituir o zagueiro Bruno Alves por Pablo (contestado pela torcida por perder muitos gols). E, no segundo tempo, o atacante correspondeu às expectativas, marcou dois gols e deu números finais ao duelo. Foi o primeiro clássico que o São Paulo venceu em 2020 (contra Palmeiras e Corinthians foram empates em 0x0).

PUBLICIDADE

Ao todo, o Tricolor disputou 12 partidas este ano e carrega um aproveitamento de 58,3 %, com seis vitórias, três empates e três derrotas (Paulistão: 5V, 3E e 2 D – Libertadores: 1V e 1D).

Time base no início de 2020 até antes da pausa

O São Paulo estreou a temporada em 22/01, na vitória por 2×0 frente ao Água Santa. Por conta da disputa do Torneio Pré-olímpico, disputado entre janeiro e fevereiro, o Tricolor contou com o desfalque de duas peças importantes do elenco atual: Igor Gomes e Antony.

A equipe titular na estreia tinha Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves, Léo; Tchê Tchê, Daniel Alves, Hernanes; Helinho, Vitor Bueno e Pablo.

Com o retorno da Seleção Olímpica, Igor Gomes e Antony voltaram ao time principal. Alexandre Pato também ganhou mais oportunidades e vem colaborando com a melhora do time.

PUBLICIDADE

Devido a uma fase ruim, perdendo muitos gols e sendo cobrado pela torcida, Pablo perdeu posição no time principal, mas ainda costuma entrar ao longo das partidas.

Assim, é possível traçar que o time base do São Paulo conta com Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves, Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves, Igor Gomes; Vitor Bueno, Alexandre Pato e Antony.

Quais desafios o clube terá na pausa?

A paralisação dos jogos chega no momento em que o trabalho de Diniz começa a dar mais resultados.

Dessa forma, o principal desafio do elenco é superar o nível atingido para, assim, se firmar na continuidade da fase de grupos da Libertadores e buscar chegar nas fases finais visando o título do estadual.

PUBLICIDADE

Peça fundamental do elenco, o goleiro Tiago Volpi sofreu uma fratura na mão direita contra a LDU, pela Libertadores, e desfalcou a equipe no clássico contra o Santos.

O outro desafio, agora, é recuperar o goleiro a tempo para o duelo contra o River Plate, que encerra o primeiro turno da fase de grupos do torneio continental. Como não há nenhum prazo para que a bola volte a rolar pelos gramados sul-americanos, é provável que o jogador esteja liberado a tempo.

Impactos do coronavírus

Um ponto negativo gerado pela pausa forçada envolve o atacante Antony. O jovem de 20 anos foi recentemente vendido ao Ajax, com contrato previsto para iniciar a partir de 1º de julho de 2020.

Mas como o futebol atualmente está paralisado e sem previsão para retorno, o jogador corre o risco de não atuar mais pelo São Paulo e antecipar a sua apresentação ao clube holandês. Tudo dependerá de como ficará a situação da pandemia pelo país nas próximas semanas.

PUBLICIDADE

Ações contra o coronavírus

Após o adiamento dos principais torneios disputados no país, o São Paulo vem adotando uma série de medidas para orientar o elenco e os torcedores.

Nas redes sociais, o clube divulgou uma cartilha de prevenção ao novo Coronavírus.

O executivo de futebol Raí e o gerente executivo de futebol Alexandre Pássaro afirmaram que os jogadores poderão optar por fazer treinamentos individuais em locais fora do CT da Barra Funda, ou nas próprias dependências do São Paulo FC, desde que sob orientação e autorização do departamento médico, seguindo os devidos cuidados.

Como prevenção contra a COVID-19, não haverá treinamentos coletivos, e os atletas foram orientados a evitar viagens de avião neste período. O clube acompanhará a pausa e ofereceu suporte ao grupo.

PUBLICIDADE

Além disso, o clube disponibilizou todas as suas instalações, inclusive o estádio Cícero Pompeu de Toledo, à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, visando colaborar para enfrentamento da disseminação do vírus pelo país.

LEIA MAIS:
São Paulo foi tricampeão sem vencer em estreias na Libertadores; veja o retrospecto
Campeões com o São Paulo em 2005 acreditam no tetra da Libertadores: “Diniz tem o time na mão”