Saúde e fitness: conheça 7 alimentos aliados da dieta

Veja 7 alimentos que podem ser grandes aliados na sua dieta

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Pixabay

‘Fazer dieta’ é uma frase que assusta muita gente, não é mesmo? Principalmente quando vem associada à uma série de restrições alimentares. Porém, não é bem assim. Dá para ter uma vida saudável e aproveitar os sabores da gastronomia.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Então, independentemente do foco da dieta (seja ganhar peso, seja secar a barriga), há uma série de alimentos que podem ser grandes aliados do seu dia a dia. Conheça alguns deles:

Banana

A banana é praticamente a ‘fruta dos atletas’, visto a sua grande concentração de potássio, o que previne câimbras musculares. Além disso, é uma importante fonte de energia, graças à frutose, carboidrato de liberação gradativa que prolonga a capacidade de fazer exercícios. Portanto, insira este alimento em sua rotina, seja no café-da-manhã, seja entre as refeições.

Aveia

A aveia é um alimento rico em fibras, o que ajuda bastante na digestão. Dessa maneira, ao se livrar do intestino preso, você consegue eliminar as toxinas e não sentir-se inchado durante todo o dia. Ademais, esse tipo de farinha também conta com carboidratos interessantes para a prática de atividades físicas.

Café

O café é uma bebida altamente energética, graças às propriedades da cafeína. Além disso, não contem macronutrientes, o que não pesa muito na dieta. Uma xícara ou outra pode dar a energia necessária para se movimentar e não vai adicionar calorias ao seu cálculo final. Porém, é preciso usá-lo de forma moderada, visto que pode agir de forma maléfica em alguns organismos.

Arroz integral

O arroz integral propicia uma sensação de inchaço bem menor do que o arroz branco. Isso porque seus carboidratos são mais saudáveis para o corpo humano, dando boas doses de energia. Além disso, as fibras também são importantes para a digestão. Portanto, aprenda a utilizá-lo em suas refeições.

Ovos

Os ovos contém grande quantidade de proteína, o que é essencial para a hipertrofia muscular. Outra facilidade é a multiplicidade de receitas possíveis. Dá para cozinhar, fritar, fazer omelete ou ovos mexidos. Ainda é viável adicionar outros alimentos, como tomate, queijo e alguns temperos; tudo com moderação.

Mel

Essa é uma boa fonte de carboidratos, que pode ser utilizada antes ou depois da prática desportiva, ajudando a regular os níveis de glicose no corpo. É uma opção mais saudável para o consumo de algo ‘doce’, visto que não tem o impacto tão nocivo quanto o açúcar. Portanto, toda vez que der vontade de uma sobremesa, que tal adicionar um pouquinho de mel?

Morango

O morango é outra fruta que pode compor muito bem a sua dieta. Além da vitamina C, a frutose dá energia para os exercícios e para o dia a dia. O alimento também não é muito calórico, o que facilita a sua inserção, podendo suprir aquela necessidade diária de comer alguma sobremesa.

Portanto, que tal combinar alguns desses alimentos em sua dieta? Dá para fazer uma boa salada de frutas com morango, banana, mel e aveia antes do treino. Depois, um arroz integral com ovos mexidos. Basta usar a criatividade!

LEIA MAIS

Beleza e saúde: 5 alimentos que fazem bem para a pele