Home Futebol Eliminação, troca de técnico e chegada de reforços: saiba aproveitamento, time-base e desafios que o Sport terá na pausa por coronavírus

Eliminação, troca de técnico e chegada de reforços: saiba aproveitamento, time-base e desafios que o Sport terá na pausa por coronavírus

Leão entrou em campo pela última vez no dia 15 deste mês, quando encarou o Ceará pela Copa do Nordeste

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Em meio à pandemia do coronavírus, o Sport segue com as suas atividades suspensas e sem uma previsão concreta de retorno. Neste cenário, o Torcedores.com aproveitou para fazer um balanço dos rubro-negro nestes primeiros meses do ano e também elencar as principais dificuldades e desafios que o clube pernambucano terá neste período de inatividade.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

Campanha até o momento

Somando todas as competições em que disputou até o momento, o Sport acumula um aproveitamento de apenas 41,66% – terceiro pior aproveitamento entre os times da Série A. A quantidade excessiva de empates é que chama atenção: são oito igualdades, quatro vitórias e quatro derrotas.

PUBLICIDADE

A pressão sob o trabalho de Guto Ferreira foi intensificada com a “overdose” de empates e também a frustrante eliminação para o Brusque na Copa do Brasil. No Pernambucano, o Leão ainda não está garantido nas quartas de final, e tem o seu último compromisso contra o arquirrival Santa Cruz, que se classificou com sobras.

No Nordestão, o revés sofrido diante do Ceará – último jogo antes da pausa – acabou complicando a vida dos rubro-negros, que não dependem mais de suas forças para avançar ao mata-mata. Quinto colocado em sua chave, o time de Daniel Paulista enfrentará o Confiança precisando do triunfo, e ainda torce por tropeços de ABC ou Botafogo-PB.

Time base no início de 2020 até antes da pausa

Por conta de uma dívida com Marc González, o Sport teve dificuldades no início da temporada para regularizar seus reforços e renovações de contrato. Empecilho este que se arrastou por cerca de um mês.

PUBLICIDADE

Diante da maratona de jogos do início do ano, o clube optou por dividir o seu elenco. Promovendo alguns atletas da base para o profissional, o Leão utilizou vários jovens nas rodadas iniciais do estadual, e também aproveitou para dar ritmo à jogadores que estavam voltando de lesão ou de um tempo inativo expressivo – casos de Hernane Brocador e de Rithely.

Na Copa do Brasil e Nordestão, Guto Ferreira utilizou uma base composta por: Luan Polli, Raul Prata, Cleberson, Adryelson e Sander; João Igor, Willian Farias, Lucas Mugni, Marquinhos Barcia e Hernane Brocador.

Houve ainda algumas alterações no comando ofensivo, com os ingressos de Yan, Elton e Ewandro.

Com a chegada de Daniel Paulista, a proposta de rodízio de elenco foi definitivamente suspensa. Com um maior ritmo de jogo, Rithely ganhou a titularidade na equipe. A base do sistema se manteve praticamente a mesma, exceto alguns testes no setor ofensivo. Antes da pausa do futebol, o comandante do Leão ganhou mais três reforços: Bruninho (meia-atacante) e Iago Maidana (zagueiro) ambos vindos do Atlético-MG, e Phillip (atacante) que estava no Afogados.

PUBLICIDADE

Quais desafios o clube terá na pausa?

A suspensão das atividades impacta de forma negativa ao trabalho do técnico Daniel Paulista, que estava iniciando o seu trabalho com a equipe rubro-negra. Com ele, o Sport fez seis partidas, acumulando duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

Impactos do coronavírus

Sem previsão de retorno, o Sport liberou os seus atletas, e desde então vem fazendo um acompanhamento especial, distribuindo inclusive uma cartilha semanal com dicas de atividades e questões de higiene em tempo de quarentena.

PUBLICIDADE

“Preparamos os protocolos de treinamento para que possam realizar durante esse período de paralisação, para que os auxiliem e quando retornarem não sintam o efeito desse período sem jogos. Então nosso objetivo é minimizar ao máximo o efeito negativo. Por isso preparamos os protocolos para que realizem e voltem na melhor condição possível”, afirmou o preparador físico Ricardo Henriques.

Para os jovens das categorias de base, o Sport montou uma “força-tarefa” para levar os jogadores para suas respectivas casas, uma vez que os mesmos não puderam continuar no alojamento do clube, que foi fechado em medida de prevenção.

Preocupado com as questões financeiras do clube, o presidente Milton Bivar já pediu publicamente que os sócios-torcedores continuem pagando as mensalidades, que no momento, figura como a única fonte de receita direta do clube leonino.

Ações contra o coronavírus

PUBLICIDADE

Engajado na luta contra a propagação do coronavírus, o Sport disponibilizou a Ilha do Retiro e o seu CT às autoridades de saúde do estado. Além disso, o clube vem publicando mensagens de seus jogadores em suas redes sociais, destacando a importância de ficar em casa em um momento de alerta.

LEIA MAIS: