Home Futebol Transferência, lesões e polêmicas: o caminho de Neymar até a volta às quartas de final da Champions

Transferência, lesões e polêmicas: o caminho de Neymar até a volta às quartas de final da Champions

Neymar não se classificava para as quartas de final da Champions League desde a temporada 2016/2017, sua última com a camisa do Barcelona

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.
PUBLICIDADE

O Paris Saint-Germain venceu o Borussia Dortmund por 2 a 0 nesta quarta-feira (11), em jogo disputado no Parque dos Príncipes, e garantiu uma vaga nas quartas de final da Champions League após perder o jogo de ida por 2 a 1. E Neymar, que não disputava uma partida de oitavas de final da competição desde a derrota por 3 a 1 para Real Madrid, em 2018, voltou a campo e foi peça fundamental para a classificação do clube parisiense.

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O caminho de Neymar até o retorno confirmado as quartas de final da Champions League, no entanto, foi longo e com lesões e muitas polêmicas de campo e até mesmo fora das quatro linhas. A última vez que Neymar havia passado das oitavas e disputado as quartas de final da Champions League foi com a camisa do Barcelona, quando o clube catalão eliminou justamente o PSG e depois caiu para a Juventus.

PUBLICIDADE

Terminada a temporada, o brasileiro, que ficou incomodado com a forma como a imprensa tratou Messi após a ‘remontada’, resolveu deixar a Espanha, e nem mesmo os pedidos do craque argentino, de Luis Suárez e Piqué o convenceram a mudar de ideia.

A TRANSFERÊNCIA:

A inesperada saída do Barcelona para se transferir ao PSG, em agosto de 2017, transformou Neymar no jogador mais caro da história do futebol após o clube francês desembolsar 222 milhões de euros – valor integral da multa rescisória – para tirá-lo do futebol espanhol.

Neymar nunca admitiu, mas a sua saída do Barcelona foi para que ele pudesse deixar de ser sombra de Messi e tentar buscar o prêmio de melhor jogador do mundo – o que ainda não aconteceu.

PUBLICIDADE

A PRIMEIRA ELIMINAÇÃO:

Em sua primeira temporada pelo PSG, Neymar marcou seis gols em seis jogos da fase de grupos da Champions League e ainda chegou a jogar a partida de ida das oitavas de final contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, em que o time merengue venceu de virada por 3 a 1.

No jogo de volta, disputado no Parque dos Príncipes, o atacante não esteve em campo por causa de uma fissura no quinto metatarso do pé direito e uma torção na região ântero-externa do tornozelo. O time madrilenho venceu o segundo jogo por 2 a 1 e sacramentou a eliminação da equipe parisiense.

A SEGUNDA ELIMINAÇÃO:

PUBLICIDADE

Em sua segunda temporada pelo PSG, Neymar marcou cinco gols na fase de grupos, mas uma nova fratura no metatarso o tirou do confronto das oitavas de final da Champions League. O adversário da vez era o Manchester United, e o camisa 10 acabou desfalcando o clube parisiense nos dois jogos. No primeiro, disputado no Old Trafford, o PSG venceu por 2 a 0, mas na partida de volta, na França, os companheiros de Neymar caíram com uma derrota por 3 a 1 com direito a um pênalti decisivo nos minutos finais do jogo.

Neymar se revoltou com a arbitragem e ironizou o VAR em seu perfil no Instagram. “Isso é uma vergonha. Ainda colocam quatro caras que não entendem de futebol pra ficar olhando o lance em câmera lenta. Isso não existe. Como o cara vai colocar a mão de costas? Ah vai pra…”. O brasileiro pegou uma suspensão de três jogos pelo ocorrido.

PEDIDO PARA DEIXAR O PSG:

Após mais uma eliminação na Champions League e muito questionado pela imprensa francesa por causa das frequentes lesões, Neymar tentou forçar uma saída do PSG no início desta temporada. O destino desejado era o Barcelona, que até chegou a tentar contratá-lo, mas o clube francês fez jogo duro e manteve o camisa 10 no clube.

PUBLICIDADE

“Deixo claro que não tenho nada contra os torcedores, nem nada contra a entidade Paris Saint-Germain, mas todos sabem que era um desejo, sim, sair (do PSG). Eu queria isso, deixo bem claro. Não vou entrar em detalhes do que aconteceu nas negociações. O presidente aqui sabe o que fez, os outros, também. Então, isso é uma página virada. Hoje, eu sou jogador do PSG e prometo dar de tudo em campo. Esse é o meu papel, e é isso o que vou fazer nesta temporada”, afirmou o jogador após a tentativa frustrada de deixar o PSG.

O atacante, que foi muito vaiado nos primeiro jogos da temporada, também falou sobre a relação com a torcida francesa. “Serei feliz dentro de campo, porque eu não preciso quer gritem o meu nome e estejam ali por mim. O que eu quero é que eles estejam ali pelo Paris Saint-Germain. Se eles falam que o Paris Saint-Germain é muito grande, maior que qualquer jogador, eles têm que esquecer esse jogador e começar a incentivar a equipe durante os 90 minutos, porque acho que será muito mais importante do que ficar vaiando. Já joguei em vários estádios sendo vaiado. É triste, mas sei que a partir de agora será como jogar todo jogo fora de casa”.

OUTRAS POLÊMICAS:

Entre eliminações e lesões, Neymar também enfrentou a queda do Brasil na Copa do Mundo de 2018 sendo alvo de muitas críticas e brincadeiras por causa das simulações em campo. Além disso, o atacante passou pela acusação de estupro feita pela modelo Nagila Trindade, em junho do ano passado, e em meio a polêmica, o camisa 10 acabou sendo cortado da lista de convocados para a disputa da Copa América no Brasil devido a uma nova lesão sofrida às vésperas da estreia na competição.

PUBLICIDADE

Outro episódio que marcou a carreira de Neymar nesse período foi a agressão feita a um torcedor do Rennes após a derrota na final da Copa da França, no início deste ano.

Vale lembrar ainda que, após o jogo de ida contra o Borussia Dortmund, Neymar deu uma entrevista polêmica deixando a insatisfação com algumas decisões da comissão técnica do PSG. “Isso (ser poupado em alguns jogos) foi coisa decidida pelo clube e pelos médicos e tive que acatar. Tive várias discussões, e não curti o que propuseram, mas respeitei. Isso acaba sendo ruim para mim e companheiros. Eu tive uma fissura, mas não era nada que me impedia de jogar”, afirmou na ocasião.

LEIA MAIS:
Neymar chega ao gol 400 da carreira; relembre tentos de número 100, 200 e 300
Em jogo de portões fechados, Neymar ironiza e aplaude “torcida” do PSG; assista
Como foi a última vez que Neymar disputou as quartas de final da Champions League