Home Futebol Zagueiro-zagueiro: relembre 6 defensores marcantes da década de 90

Zagueiro-zagueiro: relembre 6 defensores marcantes da década de 90

Jogadores colocavam medo em atacantes e faziam jus ao futebol brasileiro do período

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Se seu time já teve um zagueiro que colocava medo em atacantes, você será contemplado com a lista abaixo. Muitos lembram dos atacantes do Brasil na década de 90, mas e os defensores?

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Relembre 6 jogadores que eram “zagueiros-zagueiros” do futebol brasileiro:

Odvan
O ex-zagueiro ficou marcado por sua passagem pelo Vasco da Gama, onde foi titular e conquistou, entre várias taças, duas edições de Brasileirão e uma Copa Libertadores. Ganhou a fama de “zagueiro-zagueiro” de Vanderlei Luxemburgo quando foi para a Copa América de 1999.

PUBLICIDADE

Clubes: Americano, Mimosense, Vasco, Santos, Botafogo, Coritiba, Fluminense, Náutico, DC United, Estrela Amadora, Bangu, Madureira, Ituano, Cabofriense, União Rondonópolis, São João da Barra, Goytacaz, São José

Junior Baiano
Talvez o mais técnico da lista, Junior Baiano foi titular da Seleção na Copa do Mundo de 1998, mas não escondia que era um zagueiro raiz em campo: ou passava a bola ou o atacante.

Clubes: Flamengo, São Paulo, Werder Bremen, Palmeiras, Vasco, Shangai Shenhua, Internacional, América-RJ, Brasiliense, Volta Redonda, Fort Lauderdale Strikers

João Carlos
O defensor apareceu para o futebol no interior de Minas Gerais, mas ganhou destaque no Cruzeiro e atingiu o auge no Corinthians bicampeão brasileiro. Foi titular na Copa América de 1999 e agradou, mesmo sendo mais ríspido que o comum.

PUBLICIDADE

Clubes: Democrata-GV, Cruzeiro, Mamoré, Corinthians, Cerezo Osaka, Botafogo, Paysandu, Ipatinga

Ronaldão
Campeão do mundo em 1994 pela Seleção Brasileira, foi o comandante da defesa do São Paulo no início da década de 1990. Muitos atacantes tinham medo do zagueiro.

Clubes: Rio Preto, São Paulo, Shimizu S-Pulse, Flamengo, Santos, Coritiba, Ponte Preta

Cléber
Jogador símbolo do Palmeiras campeão de tudo na década de 1990, Cléber era mais um que colocava medo nos jogadores de ataque adversários. Foi mais um com passagem na Seleção.

PUBLICIDADE

Clubes: Atlético-MG, Logroñés, Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Yverdon, Figueirense, São Caetano

Tonhão
Talvez o menos desprovido de qualidade da lista, Tonhão ficou muito famoso no Palmeiras e fez uma das defesas mais fortes do Brasil ao lado de Cléber.

Clubes: Palmeiras, Araxá, Nacional-SP, Athletico Paranaense, Internacional, Goiás, Inter de Limeira, Arsenal Tula-RUS, América-SP, Cerezo Osaka, Sãocarlense, Americana

Leia mais:
Copa do Mundo, Champions League e Libertadores: saiba quem são os 4 jogadores que ganharam as principais competições do futebol

PUBLICIDADE