Home Futebol Polivalentes! 5 jogadores que disputaram Copa do Mundo pelo Brasil e faziam mais de uma função em campo

Polivalentes! 5 jogadores que disputaram Copa do Mundo pelo Brasil e faziam mais de uma função em campo

Ser polivalente é quase pré-requisito no futebol atual, mas quem fazia isso há anos atrás era considerado moderno

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A modernidade no futebol tem seus precursores e o Brasil viu alguns deles de perto. Atletas que faziam mais de uma função em campo e mandavam bem em todas, sem grandes problemas para ajudarem suas equipes.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Até por isso, todos os 5 citados abaixo não só estiveram, mas foram titulares em Copa do Mundo. Veja 5 jogadores polivalentes do futebol brasileiro:

Mazinho – 1994
O sobrenome de Mazinho no futebol poderia ser “polivalência”. O ex-jogador, campeão do mundo em 1994, fez de tudo em campo. Foi meio-campista defensivo, ofensivo, jogou pelas beiradas e chegou a atuar regularmente em ambas as laterais.

PUBLICIDADE

Leandro – 1982
O ídolo do Flamengo e titular de 1982 foi mais um a ter nenhuma dificuldade em executar funções diferentes. Lateral-direito de origem, chegou atuar adiantado na linha ofensiva do Fla, como volante e encerrou a carreira como um dos melhores zagueiros do Brasil.

Carlos Alberto Torres – 1966 e 1970
Antecessor de Leandro na Seleção, Carlos Alberto também foi lateral de origem, mas nunca teve dificuldades de atuar na linha de meio-campistas. Assim como o já citado acima, terminou a carreira como um grande zagueiro.

Edmílson – 2002
O pentacampeão em 2002 jogou toda a Copa como uma espécie de terceiro zagueiro no time de Felipão, mas era mesmo um meio-campista no Lyon que colecionou títulos franceses. Foi para o Barcelona e se tornou titular por conseguir fazer qualquer função na zona defensiva.

Zé Roberto – 1998 e 2006
O titular na Copa de 2006 foi mais um com facilidade em atuar em qualquer posição. Lateral de origem na portuguesa, virou meio-campista na Europa e atuou em todas as funções. Foi segundo volante na Copa, meia ofensivo no Bayer Leverkusen e no Santos, jogou pelas beiradas no Bayern de Munique e voltou a ser lateral no fim de carreira no Palmeiras.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ6T1JqZUZQUSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Leia mais:
Pais orgulhosos! 10 craques que viram seus filhos brilharem em campo