Home Futebol Sabe quem são? Conheça os 5 técnicos que perderam finais de Copa do Mundo para o Brasil

Sabe quem são? Conheça os 5 técnicos que perderam finais de Copa do Mundo para o Brasil

Brasil causou pesadelos em cinco treinadores do futebol mundial

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Qual treinador nunca sonhou em chegar a uma final de Copa do Mundo? Agora imagine chegar ao topo, brigar para vencer e perder a decisão.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O Brasil causou essa sensação em cinco treinadores diferentes nas Copas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Veja quem foram os cinco treinadores derrotados pela Seleção:

George Raynor – Suécia 1958
O ex-jogador inglês fez toda sua história no futebol sueco e é até hoje considerado o maior treinador da história da seleção. Dirigiu a equipe por mais de uma década e levou o país à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1948, comandou a seleção na Copa de 1950 e levou o time à final da Copa de 1958, em casa, quando perdeu para o Brasil por 5 a 2.

PUBLICIDADE

Rudolf Vytlačil – Tchecoslováquia 1962
Foi um jogador de sucesso na década de 1930 e se tornou treinador assim que se aposentou, tendo comandado equipes da Áustria e da Tchecoslováquia. Pela seleção local, esteve na Copa do Mundo de 1962, onde tinha o craque Masopust como destaque e conseguiu chegar à final, perdendo para o Brasil por 3 a 1. Ainda comandou a Bulgária na Copa do Mundo de 1966.

Ferruccio Valcareggi – Itália 1970
Mais um técnico que está na história de seu país, Valcareggi passou por equipes como Fiorentina e Milan como jogador antes de se tornar treinador. Assumiu a Itália em 1966 após passagem pela Atalanta e conseguiu a Eurocopa de 1968 pela Azzurra, chegando à Copa de 1970 como um dos favoritos. Na final, perdeu para o Brasil por 4 a 1. Essa, porém, foi apenas uma das seis derrotas do técnico durante oito anos na seleção italiana.

Arrigo Sacchi – Itália 1994
O comandante do esquadrão do Milan de 1987 a 1991 deixou o time para comandar a Itália no mesmo ano e escolher a equipe que iria para a Copa do Mundo de 1994. O treinador conseguiu formular uma equipe forte e levou o time até a decisão, contando especialmente com uma defesa sólida formada por Baresi e Maldini e com o craque Baggio. Na final, porém, perdeu para o Brasil nas penalidades máximas e ficou com o vice.

Rudi Voller – Alemanha 2002
O treinador comandou uma das seleções alemãs mais desacreditadas em Copas, a de 2002, na Coreia e no Japão, e conseguiu levar a equipe à final do Mundial, mesmo que aos trancos e barrancos. A carreira de Voller como treinador foi curta e durou apenas cinco anos, tendo comandado ainda o Bayer Leverkusen e a Roma, mas foi na Seleção, de 2000 a 2004 que teve o grande sucesso, quando foi à final da Copa e perdeu a decisão por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo.

PUBLICIDADE

Leia mais:
5 técnicos que construíram verdadeiros esquadrões do futebol mundial