Home Futebol 7 técnicos de zebras inesquecíveis em títulos nacionais

7 técnicos de zebras inesquecíveis em títulos nacionais

Alguns times ficaram marcados para a história do futebol

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

As zebras costumam passear ano a ano, mas algumas delas entram para a história com títulos inesquecíveis em grandes campeonatos.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Todas elas, porém, são comandadas por grandes treinadores, que muitas vezes são esquecidos.

Relembre 7 técnicos em títulos de zebras inesquecíveis do futebol:

PUBLICIDADE

Rafa Benítez
O técnico formado no Real Madrid Castilla assumiu o Valencia em seu primeiro grande trabalho e conseguiu o que parecia impossível. Bateu Real Madrid, Barcelona e todos os outros e levou o clube ao título espanhol de 2000/01, se tornando uma grande zebra. Voltou a conquistar o título em 2003/04, com o mesmo Valencia, mostrando que era muito mais que sorte.

Javier Irureta
Técnico do esquadrão que teve brasileiros no ápice, como Djalminha, Irureta foi o comandante do Deportivo La Coruña por sete temporadas. O título espanhol de 1999/00 foi encarado como uma grande zebra, mesmo com o clube batendo várias vezes na trave em anos anteriores.

René Girard
O único título da história do Montpellier no Campeonato Francês veio após a sequência inesquecível do Lyon e enquanto o PSG se reforçava para se tornar potência. O clube, treinado por Girard, se aproveitou disso e conseguiu seu primeiro e até hoje único título francês.

Claudio Ranieri
O Leicester de Claudio Ranieri é, para muitos, a grande zebra da história do futebol mundial. Isso porque os títulos da Premier League, desde sua criação, sempre foram divididos entre os grandes. Mas mais que isso, o modesto clube jamais havia conquistado grandes taças e lutou para não cair no ano anterior. Transformou jogadores comuns em ídolos eternos em 2015/16.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJpeE1FcGZWcCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Geninho
Chegando ao Brasil, a conquista do Athletico Paranaense no Brasileirão de 2001 já deixou de ser considerada uma zebra há alguns anos, mas a força daquele time foi posta à prova durante toda a competição. A equipe comandada por Geninho tinha jovens em ascensão e experientes que jamais tinham brilhado. Passaram por cima de gigantes como São Paulo e Fluminense e foram campeões brasileiros.

Péricles Chamusca
A Copa do Brasil teve uma sequência de dois anos com zebras memoráveis protagonizadas por times do interior paulista contra gigantes cariocas. Primeiro, em 2004, o Santo André foi a um Maracanã lotado e bateu o Flamengo de Abel Braga por 2 a 0, conquistando o maior título de sua história. Péricles Chamusca foi o comandante e ficou marcado para sempre.

Vágner Mancini
No ano seguinte, em 2005, o Paulista de Jundiaí, comandado por Vágner Mancini imitou o feito do Ramalhão e bateu ninguém menos que o Fluminense. Além de ter conseguido o título inédito, revelou para o Brasil jogadores importantes como Victor, Réver e Márcio Mossoró.

PUBLICIDADE

Leia mais:
5 técnicos que são os maiores carrascos de brasileiros na Libertadores