Home Futebol 7 treinadores que ficaram muitos anos em um único clube

7 treinadores que ficaram muitos anos em um único clube

A profissão de treinador de futebol não é fácil, além da desvalorização, esses profissionais ainda sofrem com uma alta rotatividade. Mas, mesmo assim, alguns conseguem se manter e se tornar símbolos se algumas equipes

Jeff Macedo
Colaborador do Torcedores.com.

A rotatividade de treinadores no futebol brasileiro é algo inacreditável, porém, em outros lugares do mundo isso também acontece, não com a mesma frequência que aqui, é claro. Por isso, quando um treinador comanda uma única equipe por muitos anos é sinônimo de notícia e surpresa. Separamos aqui alguns nomes de treinadores que dedicaram anos de suas carreiras a uma única equipe.

PUBLICIDADE

Diego Simeone

Se existe um time que tem a cara de seu treinador, esse time é o Atlético de Madrid. Simeone mudou a história do clube a curto prazo, fazendo com que a equipe se tornasse uma pedra no sapato de Barcelona e Real Madrid, os mais ricos da Espanha. Mas, não parou por aí, o clube se tornou também incomodo para outros gigantes europeus, como foi o caso do Liverpool, eliminado pelo Atleti nessa edição da Liga dos Campeões. Simeone chegou a Madri no final de 2011 e ainda segue como técnico da equipe.

PUBLICIDADE

Arsène Wenger

Foi treinador do Arsenal por pouco mais de 21 anos, isso mesmo! O lendário treinador do Arsenal desembarcou no clube inglês em 1996 e deixou o comando técnico da equipe em 2018. Apesar do mal momento atual da equipe, o treinador conseguiu conquistar três Premier Leagues, 6 Copas da Inglaterra e 6 Supercopas da Inglaterra.

Alex Ferguson

O lendário treinador do Manchester United, Alex Ferguson detém o título de treinador que passou mais tempo em um único time, foram 26 anos clube inglês. O treinador desembarcou na terra da rainha em 1986 e seguiu como treinador da equipe até 2013. O técnico conquistou 38 títulos com o United, entre eles, 13 Premier Leagues e duas Champions League.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

NO BRASIL

Muito diferente da Europa, os clubes brasileiros trocam de treinadores mais de uma vez por ano, mas existem exceções. Porém, no país títulos e bons resultados são passaporte para renovação. Citaremos alguns treinadores que conseguiram esse grande feito de se manter por muito tempo à frente de uma única equipe.

Telê Santana

Telê chegava ao São Paulo em 1990, havia muitas incertezas em torno do treinador, já que o mesmo tinha fama de “pé frio”, porém, o tempo fez questão de mostrar que tudo aquilo não passava de uma bobagem. Tele ficou no comando técnico do Tricolor por cinco anos, teve que se afastar por problemas de saúde. Tele é um dos poucos treinadores que é ídolo de um clube. Até hoje tem seu nome gritado no Morumbi. Pelo São Paulo, Telê ganhou nada mais, nada menos que: um Campeonato Brasileiro, duas Libertadores e dois Mundiais de Clubes. O treinador ainda é o único brasileiro entre os 50 melhores treinadores de todos os tempos.

PUBLICIDADE

Renato Gaúcho

Renato Gaúcho é um dos treinadores na série A do brasileirão com mais tempo como técnico de uma única equipe. Com passagens pelo Grêmio em 2013, o treinador retornou ao clube gaúcho em 2016 e está lá até hoje. No time de Porto Alegre já conquistou duas Copas do Brasil e uma Libertadores.

Claúdio Tencati

Tencati assumiu comando técnico da equipe do Londrina quando o time estava na segunda divisão do Campeonato Paranaense, além de levar a equipe alviceleste para a elite do estadual, o treinador passou da série D para a do Campeonato Brasileiro, ficou sete anos seguidos à frente do Londrina.

PUBLICIDADE

Tite

Atual treinador da Seleção Brasileira, Tite conseguiu o que o torcedor corintiano pensava ser impossível: conquistar a tão sonhada Libertadores. Porém, o treinador que chegou ao Timão em 2010, viu seu cargo na equipe balançar, e muito, após a eliminação para o Tolima na fase inicial da Libertadores em 2011. Mantido no cargo, o treinador fez história no Corinthians, no Parque São Jorge conquistou: dois Campeonatos Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial de Clubes.

LEIA MAIS:

Por onde andam os jogadores do São Caetano vice-campeões brasileiro em 2000, 2001 e da libertadores em 2002

PUBLICIDADE

6 países em que a seleção feminina é melhor que a masculina

6 jogadores que ficaram “queimados” após o 7×1

PUBLICIDADE