Home Vida Saudável Alguns benefícios para a saúde ao andar de bicicleta

Alguns benefícios para a saúde ao andar de bicicleta

Além dos benefícios para a saúde, andar de bicicleta também ajuda a economizar dinheiro

Raphaela Silva
Colaboradora do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

O número de ciclistas nas cidades cresceu bastante nos últimos anos. Algumas pessoas usam a bicicleta como o meio de transporte principal. Pedalar pode trazer vários benefícios para a saúde e vamos listar alguns dos principais para estimular você a pegar sua bicicleta passear mais vezes pela cidade.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

EMAGRECIMENTO

Ao pedalar, o metabolismo é acelerado, ou seja, haverá queima de calorias em seu corpo. Além disso, praticar o exercício alguns dias na semana irá o acumulo de gordura no organismo. O ideal é, no mínimo, meia hora de pedalada por dia.

AUMENTO DO FÔLEGO

Pedalar exige muito oxigênio e é normal sentir um cansaço e falta de ar durante os primeiro dias. Mas com o passar do tempo, você irá ganhar fôlego para conseguir pedalar cada vez mais. Além disso, com a frequência cardíaca maior, seus pulmões recebem doses maiores de ar e com isso aguentam atividades mais intensas.

PUBLICIDADE

REDUÇÃO DO COLESTEROL

Ao estimular o metabolismo pedalando, as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL), são rapidamente queimadas. Com isso você pode comer seu doce preferido ou seu churrasco de fim de semana muito mais tranquilo.

MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

Ao andar de bicicleta, o corpo necessariamente precisará de mais oxigênio para alimentá-lo. Com isso o seu coração irá bater mais e o sangue irá correr mais pelas veias.

REJUVENESCIMENTO

Um estudo da pesquisadora Janet Lord, da Universidade de Birmingham, fez uma comparação entre 125 ciclistas amadores e pessoas que não praticavam nenhuma atividade física. O resultado mostrou, que mesmo com a ação do tempo, a força muscular de quem pratica o ciclismo permanecia como a de uma pessoa jovem.

MELHORA DA RESISTÊNCIA MUSCULAR

Pedalar exige força dos músculos, assim como outros exercícios. Mas a diferença é que o ciclismo é um dos poucos esportes que trabalha quase todos os grupos musculares do corpo.

PUBLICIDADE

ECONOMIZA DINHEIRO

Além de todos os benefícios para a saúde, andar de bicicleta fará com que você economize dinheiro. Você deixará de pagar transporte público, ou até mesmo um Uber. Você também irá poupar com a manutenção do seu carro ou da sua moto.

LEIA MAIS:

Você sabe qual é a importância do descanso entre as atividades físicas?

PUBLICIDADE

Saiba a importância de um bom sono para a saúde