Home Vida Saudável Você sabe qual é a importância do descanso entre as atividades físicas?

Você sabe qual é a importância do descanso entre as atividades físicas?

Um período de pausa depois dos treinos é essencial para o corpo descansar e recarregar as energias

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Devido à pandemia do coronavírus e de modo a conter a disseminação do contágio pela infecção, a orientação de médicos, profissionais e agentes de saúde é pela necessidade de isolamento social, ou seja, permanecer dentro de casa o máximo de tempo possível. Portanto, neste momento, é preciso se exercitar em casa durante o período de quarentena, porém sem esquecer do merecido e necessário repouso.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

É sempre importante reconhecer que o descanso é parte imprescindível do processo de treinamento, inclusive agindo como forte aliado na qualidade do condicionamento físico. Mas por que?

Simplesmente porque o treino em excesso, sem paradas para repouso entre as atividades, não dará tempo hábil para o corpo se recuperar, implicando em alterações “ruins” no metabolismo, podendo até mesmo provocar algum tipo de LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Por outro lado, também não se pode “relaxar” demais em paradas demasiadamente prolongadas.

PUBLICIDADE

O melhor a fazer é estabelecer uma relação de equilíbrio entre treino e descanso, ressaltando que é sempre indicado consultar um médico ou especialista para a correta e devida orientação à cada pessoa.

Dormir bem e respeitar os limites do corpo

Manter regularmente boas noites de sono é essencial para favorecer as condições física e mental, de modo que o corpo não fique sobrecarregado e possa recompor todas as energias, recuperando células e ajudando a fortalecer o sistema imunológico, o que aumenta a capacidade do organismo em se proteger de doenças, principalmente em meio ao surto do coronavírus. Praticar atividades físicas durante o dia permite ao corpo gastar energia e se preparar para poder descansar em uma noite bem dormida.

Uma pausa para o descanso também ajuda a evitar possíveis lesões em razão da hipertrofia dos músculos, que se inicia no treino e termina na pausa, rompendo fibras e desenvolvendo outras mais resistentes. Em caso de sentir maior desconforto ou dores em algumas áreas específicas do corpo, deixe de exercitar essas regiões por alguns dias, mas continue fazendo treinos que atuam em outras partes.

Treinos altamente intensos ou em excesso também podem ser prejudiciais porque muitas vezes excedem os limites de cada pessoa, mesmo com resultados iniciais considerados satisfatórios. Exagerar na dose das atividades físicas sem pausa para descanso, pode causar mudanças negativas no aspecto fisiológico, reduzir a imunidade e, no caso das mulheres, promover perda da carga óssea devido à alterações na produção de hormônios.

PUBLICIDADE

Descanso para o corpo e a mente

Descansar a mente é também essencial para a recuperação do corpo. Para estar sempre disposto à prática de atividades físicas, o corpo deve estar em sintonia com a mente. Neste momento de quarentena, é importante realizar atividades anti-estresse: ler livros, assistir a filmes e TV, jogar videogame, cuidar do visual e, principalmente, repousar.

Também é necessário ficar sempre atento ao estado de saúde, uma vez que o organismo precisa de energia para qualquer tipo de treino físico. Treinar gripado, por exemplo, pode reduzir a imunidade do corpo que estará concentrado em combater a infecção e o consumo de energia para os exercícios irá dificultar o processo de recuperação. Isso vale para qualquer situação em que o corpo apresente sinais de fraqueza e, além de repouso, se necessário deve ser procurado atendimento médico.

Descansar o corpo e a mente durante a rotina de treinamentos físicos é um aspecto muito importante e fundamental para manter a disposição diária e elevar a imunidade do organismo, tão importante no combate e prevenção de doenças em tempos de coronavírus.

LEIA MAIS

Quais são os benefícios do Ômega 3?

Saiba quais alimentos ajudam a amenizar os sintomas da menopausa

Saiba quais são os benefícios do óleo de prímula