Home Vida Saudável Saiba quais alimentos ajudam a amenizar os sintomas da menopausa

Saiba quais alimentos ajudam a amenizar os sintomas da menopausa

Confira alguns alimentos que podem ajudar a enfrentar os sintomas desconfortáveis do climatério e da menopausa

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.
PUBLICIDADE

Redução da libido, insônia, sensações de calor intenso, irritação, transpiração excessiva e até depressão são alguns dos sintomas que podem ocorrer na vida das mulheres por volta dos 50 anos com a chegada do climatério, o período causado por variações hormonais anterior à fase da menopausa, que é a última menstruação.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

As fortes ondas de calor ou “fogachos” é, nas maioria das vezes, o sintoma mais comum, atingindo cerca de 80% das mulheres neste período de transição para a menopausa. Este é um processo natural e não deve ser classificado como doença, sendo que, além de proporcionar uma vida mais saudável, a ingestão de alguns alimentos e nutrientes ajudam a amenizar seus efeitos no organismo, ressaltando que o médico ou nutricionista são sempre os profissionais indicados para a melhor e devida orientação para cada pessoa.

O consumo regular de peixes, como atum, sardinha e salmão, e de legumes, como vagem, grão-de-bico, ervilha e lentilha, favorecem o bom funcionamento das células do corpo humano (incluindo as dos ovários), devido à presença de Ômega 3, antioxidantes e vitaminas.

PUBLICIDADE

Fontes de antioxidantes e gorduras consideradas boas, castanhas, amêndoas e nozes também atuam na redução dos danos nas células dos ovários, assim como os ovos, com suas proteínas e vitamina D, facilitam a absorção de cálcio pelo organismo, auxiliando na prevenção da osteoporose.

O consumo de soja cozida, por conter isoflavona, um hormônio fabricado em menor quantidade pelo corpo feminino durante a fase do climatério, ajuda a diminuir as ondas de calor intensas que chegam a causar até a ruborização da pele.

Depois dos 50 anos, as mulheres deixam de produzir estrogênio e, devido à redução da densidade óssea, o cálcio passa a ser essencial, podendo ser reposto com leite e seus derivados (queijo e iogurte natural, por exemplo), sendo sempre importante e recomendável a suplementação alimentar com vitamina D de modo a ajudar o corpo em absorver o cálcio.

Frutas, como mamão (rico em vitamina C), framboesa e amora, também devem ser consumidas regularmente e sem processamento industrial, ou seja, de forma natural para ingestão de grande quantidade de fibras. Chicória, brócolis, couve, agrião, espinafre e rúcula, entre outros vegetais verde-escuros, também não podem faltar no cardápio das mulheres que se encontram na fase de menopausa, em razão da necessidade de cálcio.

PUBLICIDADE

Rico em licopeno, o tomate ajuda a evitar o envelhecimento precoce e a manter a secreção de hormônios em níveis normais, além de ainda regular o metabolismo da gordura e do açúcar.

Por outro lado, nutricionistas apontam que pimentas, alimentos muito quentes (como sopas e chás), café (por causa da cafeína), gorduras saturadas, bebidas alcoólicas e sal (ou demais ítens que tenham sódio) devem ser evitados ou consumidos com bastante moderação, já que muitas dessas substâncias já estão presentes em maior ou menor grau em outros alimentos do cotidiano.

LEIA MAIS

Saiba quais alimentos ajudam a aumentar a imunidade

Quais são os benefícios do Ômega 3?

Saiba quais são os benefícios do óleo de prímula