Home Futebol De norte a sul: 11 boleiros que carregam no nome a região onde nasceram

De norte a sul: 11 boleiros que carregam no nome a região onde nasceram

Lista contém nomes que já se aposentaram e outros que continuam em atividade no futebol, como Juninho Capixaba e Gabriel Paulista

Daniel Gois
Estudante de jornalismo da Universidade Católica de Santos. No Torcedores desde janeiro de 2017, escreve sobre futebol, basquete, formula 1 e eventualmente games.

Carregar o nome da região onde nasceu se tornou uma prática comum no futebol brasileiro. E mesmo quando isso não acontece, eles dão um jeitinho de homenageá-la em momentos especiais – como Cafú no pentacampeonato de 2002, que escreveu ‘100% Jardim Irene’ na amarelinha. Confira 12 boleiros que levaram o nome de cidades ou estados na camisa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJST1lFeGxlQSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Juninho Pernambucano

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Antes de se tornar ídolo no Vasco e no Lyon-FRA, o Reizinho da Colina deu os primeiros passos no futebol profissional com a camisa do Sport. Nascido no Recife, o meia ficou marcado pela habilidade nas cobranças de falta. Com o Cruzmaltino, foi bicampeão brasileiro e também levantou a Libertadores de 1998. No Lyon, foram sete campeonatos franceses seguidos.

Edu Dracena

O zagueiro eternizou no nome a cidade, localizada a 650km da capital paulista e próxima à divisa com o Mato Grosso do Sul. Revelado pelo Guarani, Edu Dracena se destacou pelo Cruzeiro entre 2003 e 2006. Após passagem pelo Fenerbahce, da Turquia, teve passagem de cinco anos pelo Santos, onde conquistou Libertadores, Copa do Brasil e três estaduais. Ainda conquistou o Campeonato Brasileiro quatro vezes, sendo duas com o Palmeiras e uma com Corinthians e Cruzeiro.

PUBLICIDADE

Ronaldinho Gaúcho

PUBLICIDADE

Nascido na capital Porto Alegre, o ‘Bruxo’ se consagrou como um dos grandes jogadores que o futebol já viu. Foi peça importante na conquista do Penta em 2002. Em seguida, foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo quando defendia o Barcelona. No Brasil, além do Grêmio, clube que o revelou, Ronaldinho também defendeu Flamengo, Atlético-MG e Fluminense.

Marcelinho Paraíba

Foram quase três décadas como jogador profissional. Marcelinho foi revelado pelo Campinense, de Campina Grande, cidade onde nasceu. Teve duas passagens pelo São Paulo e também defendeu Santos, Grêmio, Sport, Flamengo, Coritiba e Fortaleza. Mas a passagem mais duradoura foi no Hertha Berlin, da Alemanha, entre 2001 e 2006. Na Europa, atuou também por Wolfsburg, Trabzonspor e Olympique de Marseille.

Dudu Cearense

PUBLICIDADE

O volante passou pelas categorias de base do Ceará, mas foi revelado pelo Vitória. Natural de Fortaleza, Dudu Cearense passou sete anos fora do futebol brasileiro. Entre 2004 e 2011, atuou por Kashiwa Reysol-JAP, Rennes-FRA, CSKA Moscou e Olympiakos-GRE. Encerrou a carreira em 2018, após passagem pelo Botafogo. Conquistou a Copa América de 2004, além da Copa do Mundo Sub-20 em 2003.

Gabriel Paulista

Atualmente no Valencia, o paulistano também foi revelado pelo Vitória, onde disputou 141 jogos. Passou por Villarreal e Arsenal antes de chegar ao time espanhol. Tem no currículo os títulos da Copa da Inglaterra, Supercopa da Inglaterra, Copa do Rei, Campeonato Baiano e Copa do Nordeste.

Juninho Capixaba

PUBLICIDADE

Também em atividade, o lateral-esquerdo é jogador do Grêmio, mas está emprestado ao Bahia, clube que o revelou para o futebol em 2015. Nascido em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Juninho Capixaba passou pelo Corinthians antes de chegar ao Tricolor Gaúcho.

Tupãzinho

O Talismã da Fiel nasceu em Tupã, cidade localizada a 514km da capital paulista. Foi peça importante no ataque do Corinthians na década de 1990. Durante sete anos no Timão, Tupãzinho conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Bandeirantes, Campeonato Paulista e Supercopa do Brasil.

Augusto Recife

PUBLICIDADE

Apesar do nome em alusão à capital pernambucana, o ex-volante nasceu em Joaquim Nabuco, também no Pernambuco. Augusto Recife ganhou destaque pelo Cruzeiro entre os anos de 2001 e 2007, fazendo parte do time que conquistou a tríplice coroa em 2003 (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro). Também passou por Internacional, Flamengo, Santa Cruz, São Caetano e Paysandu.

Marcelinho Carioca

O Pé de Anjo coleciona grandes atuações por Flamengo e Corinthians. São 242 jogos pelo Rubro-Negro e outros 404 pelo Timão. Ao longo da carreira, Marcelinho Carioca conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Mundial de Clubes, além de sete estaduais.

Júnior Baiano

PUBLICIDADE

Natural de Feira de Santana, o zagueiro possui três passagens pelo Flamengo, clube que o revelou para o futebol. Também atuou no São Paulo, Palmeiras, Vasco e Internacional. Esteve com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1998, perdendo a final para a França, por 3 a 0.

LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL

Ranking: veja quais os clubes brasileiros com mais títulos internacionais

Romário, Bergkamp e Van Basten: 12 jogadores que marcaram os anos 90 e fazem falta para o futebol

Better Collective