Home Futebol Há 34 anos, Botafogo-SP empatava no Pacaembu diante do Corinthians com três gols de Raí

Há 34 anos, Botafogo-SP empatava no Pacaembu diante do Corinthians com três gols de Raí

Um dos grandes jogos do Paulistão de 1986, a estrela do jovem Raí brilhou no empate em 4 x 4 contra o Timão

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Há exatamente 34 anos, no dia 9 de abril de 1986, Corinthians e Botafogo-SP se enfrentaram no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pelo Campeonato Paulista. A partida memorável terminou empatada em 4 x 4 e o meia Raí, então uma jovem promessa, balançou as redes três vezes a favor da equipe de Ribeirão Preto.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Diante de mais de 13.500 espectadores, o empate entre os dois clubes se tornou um dos grandes jogos daquele campeonato, cujo campeão foi a Internacional de Limeira após superar o Palmeiras na decisão.

Logo no início do confronto histórico, o meia Luís Fernando inaugurou o placar para o Corinthians. Cinco minutos depois, César aumentou a vantagem e, nos minutos finais do primeiro tempo, o zagueiro Edvaldo desviou chute de Arnaldo e surpreendeu o goleiro Valdir Peres.

PUBLICIDADE

Já na segunda etapa, brilhou a estrela do jovem jogador botafoguense Raí, conhecido na época como o “irmão do Doutor Sócrates”, ídolo do Corinthians. Aos 30 segundos, o atacante Lima fez o terceiro gol alvinegro. No entanto, um golaço por cobertura de Raí e, na sequência, outro gol do meia em cobrança de pênalti empataram a partida. Não satisfeito, Raí novamente marcou em cabeceio após cobrança de escanteio e virou o placar para o Pantera. Mas Lima, já no final, voltou a igualar o marcador para os corintianos.

Cinco anos depois, Raí voltou a assinalar três gols na vitória por 3 x 0 sobre o mesmo Corinthians, porém dessa vez vestindo a camisa do São Paulo em clássico válido pela final do Campeonato Paulista de 1991, conquistado pelo time do Morumbi.

Naquele empate em 4 x 4 do Paulistão de 34 anos atrás, o Corinthians entrou em campo com Valdir Peres, César, Paulo, Edvaldo e Jocenir; Biro-Biro, Wilson Mano e Luís Fernando; Paulo César, Lima e Cacau. O Botafogo-SP jogou com Gasperin, Nem, Lúcio, Arnaldo e Paulo César; Helinho, Paulo Rodrigues e Raí; Newton, Nelson e Mário Sérgio.

LEIA MAIS

Há 14 anos, Santos encerrava jejum de duas décadas sem o título paulista

Por meio do projeto “Ginga Foot”, meia senegalês fica na Ponte Preta até dezembro

“Joga Junto FF”: jogadoras de futebol fazem campanha para arrecadar recursos para o SUS