Home Futebol Dia do goleiro: O comparativo entre Rogério Ceni e Marcos. Quem foi o melhor?

Dia do goleiro: O comparativo entre Rogério Ceni e Marcos. Quem foi o melhor?

Ex-goleiros são referências na posição e travam um duelo à parte no futebol

Raphaela Silva
Colaboradora do Torcedores.com.

No dia 26 de abril é comemorado no Brasil o dia do goleiro. No país, Marcos e Rogério Ceni travam, até hoje, um duelo à parte, mesmo depois de aposentados. Considerados os melhores de suas posições nas últimas décadas, ambos passaram toda a carreira profissional nos clubes onde são ídolos. Marcos pelo Palmeiras, e Ceni pelo São Paulo.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJFYWhMN2NWWiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

 

É normal se ver até hoje discussões e debates entre torcedores, jogadores e jornalistas para definir qual dos dois foi o melhor. Mas uma coisa é certa, tanto Marcos, quanto Rogério Ceni foram fundamentais para a história do futebol nacional e mundial.

Títulos

O ex-palmeirense foi o titular na conquista do pentacampeonato da Copa do Mundo da FIFA pela seleção brasileira, enquanto Ceni ficou no banco de reservas. Em contrapartida, o ídolo são paulino é o goleiro com maior número de gols da história.

Rogério Ceni possui duas libertadores e dois mundiais com a camisa do tricolor paulista, conquistados nos anos de 1993 e 2005. Marcos ganhou a América pelo Palmeiras no ano de 1999, mas não conseguiu o mundial. Se tratando Campeonato Brasileiro, o ex-camisa 1 do São Paulo se dá melhor de novo. Foram três conquistas, contra duas de Marcos pelo Palmeiras. Vale lembrar que o goleiro alviverde não era o titular absoluto em ambos os títulos.

PUBLICIDADE

Já pela Copa do Brasil, Marcos vence o duelo. Ele ajudou o Palmeiras a conquistar o título em 1998, contra o Cruzeiro. Também não atuou como titular absoluto. O São Paulo nunca conquistou a competição.

São Marcos também possui mais Campeonatos Paulistas. Foram quatro, contra três de Ceni. Ao todo, Ceni conquistou 18 títulos com o São Paulo, enquanto Marcos conquistou 13 com o Palmeiras.

Pênaltis defendidos

Nas penalidades Ceni vence com uma certa vantagem. Em toda carreira foram 51 pênaltis defendidos, contra 33 de Marcos.

Gols

Pra quem não sabe, Marcos marcou um gol pelo Palmeiras. Foi em uma disputa de pênaltis, contra a Inter de Limeira. O jogo valia pela primeira fase do Campeonato Paulista de 2001. Naquela época, se a partida terminasse empatada, havia penalidades, e o vencedor ganhava um ponto a mais.

PUBLICIDADE

Mas nesse quesito Rogério Ceni domina. Com 131 gols na carreira, ele está marcado na história como o maior goleiro artilheiro do mundo. Marcos é, inclusive, a segunda maior vítima de Ceni. Foram quatro gols tomados para o ex-camisa 1 do São Paulo, só fica atrás de Fábio, do Cruzeiro, que sofreu sete.

Melhor goleiro segundo a IFFHS

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), divulgou um ranking com os melhores goleiros do século 21, entre os anos de 2001 e 2011. Dentre muitos grandes nomes, como Buffon e Casillas, que aparecem nas duas primeiras posições, respectivamente, Rogério Ceni e Marcos também foram escolhidos.

O Mito, como era chamado pela torcida são paulina, aparece na décima terceira posição, enquanto Marcos ficou na trigésima segunda.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

“Messi era falso e provocador”, diz ex-jogador do Real Madrid

Por questão de segurança, VAR pode ser excluído da Liga dos Campeões

PUBLICIDADE

David Luiz fura a quarentena e Arsenal diz que vai “chamar a atenção” de seus atletas