Home Futebol Cruyff foi isso tudo mesmo? Veja os números e feitos do lendário jogador e treinador holandês

Cruyff foi isso tudo mesmo? Veja os números e feitos do lendário jogador e treinador holandês

Caso estivesse vivo, Cruyff completaria 73 anos neste sábado (25)

João Pedro Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Neste sábado (25), o lendário jogador e treinador Johan Cruyff, caso estivesse vivo, completaria 73 anos de idade. Saiba os números e feitos do craque em toda sua carreira.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Ajax

Cruyff estreou no time titular do Ajax em 1964, marcando um gol na derrota por 3 a 1 para o GVAV, pelo Campeonato Holandês. Porém, o início do seu sucesso começou no ano seguinte, em 1965, quando começou a ser treinado por Rinus Michels. Na primeira temporada de parceria, foram campeões holandeses (1965-66) com sete pontos à frente do vice Feyenoord. No ano seguinte, Johan marcou 33 gols no campeonato nacional, sendo artilheiro e bicampeão, além de conquistar a Copa da Holanda. Ainda em 1967, ele foi eleito Melhor Jogador Holandês do ano e Chuteira de Ouro da Europa, com 42 gols em 43 jogos.

Pelo clube holandês, Cruyff foi campeão seis vezes da Eredivise, três vezes seguidas da Champions League, um Mundial Interclubes e quatro Copas da Holanda, até se transferir para o Barcelona em 1973 que não ganhava um título espanhol há 14 anos.

PUBLICIDADE

Barcelona

Chegando como a contratação mais cara da história do futebol (na época), Cruyff já conquistou o campeonato espanhol, ganhando a admiração dos torcedores. No Barça, Johan revolucionou a forma de jogar do clube que até hoje é pregada na categoria de base do time catalão.

Holanda

Estreando na seleção em 1966, aos 19 anos, Cruyff virou a identidade do futebol holandês. Sendo o maior expoente como atleta e personagem, o jogador chegou a final da Copa do Mundo de 1974 comandando uma Holanda ofensiva, agressiva e forte. Porém, o time foi derrotado para a Alemanha, anfitriã da Copa. De acordo com os dados do portal Opta Sports, na Copa do Mundo de 1974, Johan foi o jogador com mais dribles certos (34), chances criadas (36) e passes certos no terço final de campo (136) em toda competição. Na Copa do Mundo de 1974, ele criou 5,1 oportunidades de gol por jogo. É o recorde da história das Copas de um jogador no mesmo torneio desde quando os dados da Opta Sports começaram a ser coletados em 1966.

Vida de técnico

Na nova função, obteve sucesso. Cruyff estreou no clube que o revelou, o Ajax, em 1986. Pelo clube, ele foi campeão  da Copa da Holanda em 1985–86 e 1986–87. Em 1988, ele retornou ao Barcelona para permanecer no clube por oito anos. Lá, conquistou quatro vezes a La Liga, três Supercopas da Espanha, uma Copa do Rei e a primeira e tão sonhada Champions League do clube.

Números e feitos gerais:

  • 368 gols em 662 jogos na carreira
  • Em abril de 2007, o Ajax aposentou o número 14
  • Em 2018, o estádio do clube foi rebatizado como Johan Cruyff Arena
  • Bola de Ouro, da revista France Football, em 1971, 1973 e 1974
  • Time da Copa do Mundo de 1974

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Sterling revela que tentava repetir movimentos de Ronaldinho: “Assisti todos os clipes de sua carreira”